postado em 30/07/2009 17:24
A Renault foi suspensa do Grande Prêmio da Europa por causa de uma roda que se soltou do carro de Fernando Alonso durante o GP da Hungria. A escuderia recorreu da decisão junto a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e deve receber uma resposta apenas cinco dias antes da prova europeia, que será realizada em Valência, na Espanha, no dia 23 de agosto.
A Corte Internacional de Apelações receberá no próximo dia 17 de agosto, em Paris, na França, o apelo da Renault contra a suspensão da equipe. O anuncio oficial sobre a situação da equipe francesa deve ocorrer, porém, apenas no dia 18 de agosto.
Os comissário do GP da Hungria enquadraram a equipe francesa no artigo 3.2 do regulamento esportivo da Fórmula 1, que trata da segurança que as equipes devem ter com carros na pista em treinos e corrida. A equipe também teria violado o artigo 23.1.i, que diz que os veículos podem apenas ser liberados do pitstop com segurança.
Atualmente a Renault está em antepenúltimo (sétimo) lugar do Mundial de Construtores com apenas 13 pontos conquistados, todos eles angariados pelo espanhol Fernando Alonso, já que o brasileiro Nelsinho Piquet não marcou nenhum ponto.