Agência France-Presse
postado em 30/07/2009 19:24
O brasileiro Felipe Massa, gravemente ferido nos treinos para o GP da Hungria de F1 no dia 25 de julho, deixará no domingo o hospital de Budapeste para dar prosseguimento à convalescença no Brasil, anunciou nesta quinta-feira o diretor do hospital militar AEK, Istvan Szilvassy, à televisão local.
"Sua condição física o permite: não tem nenhum problema neurológico sério no momento, afirmou o neurologista do AEK, Attila Toth, à televisão estatal m1. Acho que a primeira fase da convalescença pode terminar agora."
À tarde, o médico pessoal de Massa, Dino Altman, havia, no entanto, declarado que o piloto brasileiro iria ficar em Budapeste para dar prosseguimento à recuperação.
"Por enquanto, ele deverá ficar na Hungria e nada foi ainda decidido. Nosso objetivo é que recupere as forças", havia dito o Dr Altman à imprensa durante o briefing diário diante do hospital.
Mas, segundo o canal m1, Felipe Massa será transportado de helicóptero domingo ao aeroporto Budapest Ferihegy, antes de ser levado para o Brasil num avião com equipamentos médicos.
O Professor Saillant em Budapeste
O Dr Altman admitiu ter pensado em transferir Felipe Massa para Paris, para ser cuidado pelo professor Gérard Saillant, uma possibilidade evocada na quarta-feira pelo pai do piloto num jornal brasileiro.
Mas o médico desmentiu que o projeto estivesse ainda em andamento, explicando que o professor Saillant examinou o piloto brasileiro em Budapeste, mas partirá da capital húngara ainda hoje. Massa, que sofreu ferimentos no crânio e num olho, deixou a unidade de terapia intensiva na quarta-feira. Estava de bom humor e tinha um "look de boxeador", segundo a descrição do Dr Altman.
"Ela fala muito, faz brincadeiras... Por exemplo, sobre sua substituição por Schumacher, disse que ele não o deixaria dirigir seu carro", contou Dino Altman indicando que o piloto brasileiro brincou também sobre a volta do colega a Valência, a partir do próximo Grande Prêmio. "Ele só pensa na competição. A corrida é sua ideia fixa", acrescentou o médico.
Sete vezes campeão do mundo, o alemão Michael Schumacher sairá da aposentadoria, iniciada em 2006, para substituir o amigo Felipe Massa no Grande Prêmio da Europa em Valência (Espanha) no dia 23 de agosto, anunciou na quarta-feira a Ferrari.
Com o choque a mais de 250 km/h no capacete por uma mola proveniente da Brawn GP de seu colega e amigo Rubens Barrichello, que o precedia, Massa, bateu contra uma barreira de pneus durante a segunda fase dos treinos de sábado.