postado em 01/08/2009 20:35
Com dois gols de André Lima, um nos minutos finais, o Botafogo venceu por 2 a 1 o Barueri neste sábado, no Engenhão. Com o resultado, o time carioca chegou a 19 pontos e alcaçou a 13; posição. Já os paulistas amargaram a terceira derrota seguida no Campeonato Brasileiro e permanecem com 22 pontos.
O jogo começou com o Botafogo buscando o ataque. Com espaço no meio-de-campo, o meia Lúcio Flávio arriscou nos chutes de fora da área, mas todos não levaram perigo ao gol de René. Aos poucos, os visitantes foram equilibrando a partida e utilizaram do mesmo artifício dos botafoguenses. Só que também não incomodaram Castillo.
A partida seguia muito movimentada, com as duas equipes buscando o ataque. O Botafogo era melhor em campo, mas não concretizava a atuação com bons lances de gol. Ainda no primeiro tempo, L;cio Flávio começou a ser vaiado pela torcida alvinegra. A primeira chance real de gol aconteceu somente aos 29 minutos, quando fez boa jogada pela direita e cruzou para André Lima. O atacante cabeceou com estilo e a bola passou sobre o gol de René.
O lance acendeu o Botafogo, que passou a pressionar e criar boas chances. Aos 35 minutos, Lúcio Flávio fez boa jogada e cruzou, mas nenhum atacante carioca apreceu para concluir. De tanto insistir, os donos da casa abriram o placar. Aos 36, novamente Lúcio Flávio cruzou na área do Barueri, Batista cabeceou e René não conseguiu segurar a bola. No rebote, André Lima colocou para as redes.
Após o gol, o Botafogo seguiu melhor em campo, mas parou de criar boas chances de gol. Mesmo sem estar bem, o Barueri conseguiu o empate antes do antes do intervalo. Aos 44 minutos, em um contra-ataque rápido, Fernandinho fez jogada individual, passou por Leandro Guerreiro tocou para Márcio Careca chutar sem chance para Castillo, que foi atrapalhado pela quantidade de jogadores na sua frente.
O segundo tempo começou com o Botafogo pressionando o Barueri, mas, assim como na etapa inicial, não conseguia criar boas chances de marcar. Sem ter tanto poder ofensivo, o técnico Ney Franco colocou o time para frente. Tirou Renato e Batista e para as entradas de Jônatas e Reinaldo.
A primeira boa chance de gol veio nos pés de Juninho, aos 14 minutos, em cobrança de falta que foi defendida por René. No entanto, o Botafogo, mesmo com a maior posse de bola e com uma escalação mais ofensiva, seguia sem conseguir transpor a defesa paulista.
Nos contra-ataques, o Barueri assustava defesa botafoguense. Aos 17 minutos, Márcio Careca cruzou pela esquerda e Castillo defendeu após Luiz não conseguir alcançar a bola. O time paulista ainda teve mais duas boas chances de marcar, mas parou nos zagueiros do Botafogo.
A reação do Botafogo veio aos 25 minutos, quando Victor Simões fez grande jogada individual e cruzou para André Lima. O atacante botafoguense chutou, mas por cima do gol de René. O lance animou o time carioca, que voltou a pressionar os visitantes. Aos 29, Lúcio Flávio arriscou de fora da área e a bola passou perto do gol.
A medida que o tempo passava e o Botafogo não conseguia marcar o gol da vitória, a torcida começou a vaiar e pressionar a equipe carioca. Com isso, o Barueri se aproveitou do nervosismo dos donos da casa e voltou a dominar as ações. No entanto, Os paulistas administravam o resultado tocando a bola no meio-de-campo.
Sem poder de reação, o Botafogo ainda tentou esboçar uma pressão nos minutos finais, mas foi incapaz de criar chances de gol. O Barueri somente avançava nos contra-ataques e quase conseguiu a virada aos 42 minutos, quando William chutou, Castillo não conseguiu defender e o zagueiro Juninho salvou os cariocas.
Quando a torcida não tinha mais esperança, o Botafogo conseguiu o gol da vitória, aos 45 minutos. Após ótima jogada de Jônatas, o volante tocou para André Lima, que dominou a bola e chutou com força para as redes, dando números finais à partida.