postado em 02/08/2009 12:15
Gstaad (Suíça) - Depois de passar pelo torneio classificatório, o brasileiro Thomaz Bellucci conquistou seu primeiro título de primeiro nível na manhã deste domingo. Com o triunfo sobre o alemão Andreas Beck na decisão do ATP 250 de Gstaad, o tenista sobe no ranking mundial e quebra um jejum significativo para o País.O Brasil passou cinco anos sem comemorar um título do ATP Tour. Em 2004, de forma surpreendente Ricardo Mello conquistou o Torneio de Delray Beach. Desde então, os tenistas do País amargaram um jejum que terminou apenas na competição disputada na Suíça.
Neste período, Bellucci foi o único brasileiro a disputar a final de um torneio de primeiro nível. Na edição deste ano do Aberto do Brasil, em sua primeira decisão, o tenista nascido em Tietê, no interior paulista, caiu diante do espanhol Tommy Robredo.
Atual 119; do mundo, Bellucci garante um salto significativo com o título inédito e a recente conquista do Challenger de Rimini. Na lista que será divulgada pela ATP nesta segunda, o tenista deve figurar entre os 70 primeiros colocados e se aproximar de sua melhor posição, a 63;. De quebra, ele embolsa cerca de R$ 180 mil como premiação.
Após bater o alemão de 23 anos, derrotado em sua primeira final de simples, Bellucci cumpriu o ritual de um campeão. Ganhou o troféu, flores e empunhou o microfone no centro da quadra para discursar. "Ganhar meu primeiro titulo de ATP é um momento muito especial e vai ficar para minha vida toda", disse.
[SAIBAMAIS]Bem no saque, Bellucci cravou sete aces, cometeu uma dupla falta e teve 72% de aproveitamento no primeiro serviço diante do 51; do mundo. Eficiente, ele converteu 40 dos 48 pontos depois de encaixar o saque inicial. Em uma hora e 40 minutos, ganhou por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 7/6 (7-2).
No primeiro set, o brasileiro não teve seu serviço ameaçado e aproveitou a única chance para quebrar o rival. Na segunda parcial, que chegou a ser interrompida pela chuva, Bellucci defendeu um break-point e desperdiçou dois. O tenista nacional jogou com frieza no tie-break e encerrou sua melhor semana na carreira.
Na estreia, ele ganhou uma batalha de três horas contra o lucky loser local Michael Lammer. Em seguida, bateu o também suíço Stanislas Wawrinka, ex-top 10 e cabeça de chave número 1. Depois de ver o alemão Nicolas Kiefer desistir por lesão nas quartas quando perdia por 3/6, Bellucci despachou o russo Igor Andreev, 27; do mundo, na semifinal.