postado em 02/08/2009 18:10
Em atuação muito abaxo da média, Flamengo não passou de um empate por 1 x 1 com o Náutico, neste domingo (2/8), no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. O time carioca ficou arás no placar quase toda a partida e foi muito vaiado pela torcida.[SAIBAMAIS]Com o resultado, o rubro-negro chegou a 24 pontos e perdeu a chance de encostar no G-4. Já a equipe pernambucana chegou a 12 pontos e segue na zona de rebaixamento na competição.
O jogo
O Flamengo iniciou a partida buscando logo o primeiro gol. No entanto, o time carioca esbarrou na retranca feita pelo Náutico, que só avançava nos contra-ataques. A primeira boa chance de gol aconteceu somente aos 12 minutos, quando o zagueiro Fabrício ajeitou a bola para Zé Roberto, que chutou por cima do gol de Gledson.
A partir dai, a partida ficou muito concentrada na intermediária do Náutico, com o Flamengo buscando uma brecha na defesa pernambucana. Já os visitantes, tentavam o ataque, principalmente em bolas lançadas para Gilmar. Em um dos poucos ataques, aos 23 minutos, o Náutico foi quem abriu o placar. Gilmar recebeu na entrada da área e chutou entre dois zagueiros. O goleiro Bruno pulou atrasado e viu a bola ir nas redes.
A resposta do Flamengo veio no minuto seguinte. Após cruzamento, Adriano não conseguiu finalizar e a bola sobrou para Zé Roberto, que cabeceou e errou o gol. No entanto, o time carioca sentiu o gol e passou a ficar nervoso com as reclamações da torcida. Com isso, o Náutico passou a atacar mais e tentar o segundo gol.
A partida seguiu sem muitos lances de perigo, mas muito equilibrada. As duas equipes passaram a buscar o ataque, mas esbarravam nos erros de passe, principalmente do Flamengo. Na melhor chance, aos 27 minutos, Derley fez boa jogada individual e tocou para Juliano, que chutou para fora, com perigo para o gol de Bruno.
Nos minutos finais da etapa inicial, o Flamengo voltou a dominar a partida e passou a criar mais jogadas no ataque, mas finalizava muito mal. A torcida vaiava a equipe, principalmente o lateral-direito Leonardo Moura. No apito do árbitro, os torcedores pediram raça aos jogadores que desciam para o vestiário.
Com Petkovic no lugar de Fabrício, o Flamengo começou o segundo tempo pressionando o Náutico em busca do gol de empate. Quase conseguiu logo dois minutos, quando Leonardo Moura cabeceou com perigo, para fora, após cruzamento. No entanto, em um contra-ataque, os pernambucanos quase ampliaram três minutos depois. Gilmar fez boa jogada individual e chutou com perigo ao gol de Bruno.
A partir dai, a partida ficou mais movimentada, com o Flamengo no ataque e dando espaço para o Náutico armar os contra-ataques. No entanto, as duas equipes não conseguiam criar chances de gol. A situação começou a melhorar para o rubro-negro aos 15 minutos, quando o zagueiro Vagner Silva foi expulso e deixou os pernambucanos com um homem a menos.
Os lances de gol começaram a aparecer do lado do Flamengo. Aos 19 minutos, Éverton cruzou pela esquerda para Adriano. O atacante cabeceou para grande defesa de Gledson. Seis minutos depois, Leonardo Moura fez boa jogada e chutou, a bola desviou e quase enganou o goleiro pernambucano.
A medida que o tempo passava, o Náutico recuava mais e dava espaço para o Flamengo chegar mais perto da área e levar perigo. Aos 30 minutos, Kléberson arriscou de fora da área e obrigou Gledson a fazer grande defesa. De tanto insistir, o Flamengo conseguiu o empate aos 36 minutos. Após boa jogada de Petkovic, o sérvio chutou a bola foi rebatida pelo goleiro e sobrou para Leonardo Moura, que colocou para as redes.
O gol animou o time e a torcida do Flamengo, que pressionou o Náutico nos minutos finais em busca da virada. No entanto, os cariocas se preocupavam com os contra-ataques pernambucano. No entanto, os donos da casa não conseguiram transpor a defesa visitante e teve que se contentar em sair de campo com o empate.