postado em 04/08/2009 18:49
Foi no sufoco, mas o Sporting Lisboa passou dos playoffs da Liga dos Campeões. O clube português contou até com um gol de goleiro, já nos acréscimos, para empatar por 1 x 1 com o Twente (HOL) e se garantir na eliminatória para a fase de grupos da Champions. Além dos "Leões", Maccabi Haifa, de Israel, Anderlecht, da Bélgica, Red Bull Salzburg, da Áustria, e Panathinaikos, da Grécia, também se garantiram nos playoffs.Vindo de um 0 a 0 em Lisboa, O Sporting precisava de uma vitória ou de um empate sem gols para passar à próxima fase. Mas quem saiu na frente foi o time holandês, com um gol do zagueiro brasileiro Douglas logo aos dois minutos do primeiro tempo.
Atrás no placar, o Sporting se lançou com tudo à frente, e começou a rondar o gol de Mihaylov, mas sem criar muito perigo. Já desesperado, o clube português levou todos os jogadores à área adversária, e aos 50 minutos do segundo tempo, o goleiro Rui Patrício aproveitou uma cobrança de escanteio e cabeceou, e a bola ainda desviou na defesa do Twente antes de entrar, garantindo a classificação sportinguista.
Quem também passou à próxima fase de forma dramática foi o Maccabi Haifa, de Israel, que começou perdendo para o Aktobe, do Cazaquistão, por 3 a 0, sofridos logo nos 15 minutos iniciais, mas conseguiu virar para 4 x 3 e acabou conquistando a vaga.
O Anderlecht passou à próxima fase mesmo perdendo fora de casa por 3 x 1 para o Sivasspor, da Turquia, já que havia construído uma vantagem de cinco gols no jogo de ida. O Panathinaikos se classificou ao bater o Sparta Praga por 3 x 0, e o Red Bull Salzburg venceu o Dínamo Zagreb por 2 x 1 e também ficou com a vaga.
Nesta quarta-feira, mais dez equipes se confrontam em busca de um lugar nos playoffs da Copa dos Campeões. Destes playoffs, última fase eliminatória, saem os últimos cabeças de chave que integrarão os grupos da competição mais importante da Europa.
Confira os resultados do primeiro dia da fase eliminatória pré-Champions:
Maccabi Haifa (ISR) 4 x 3 Aktobe (CAZ)
Sivasspor (TUR) 3 x 1 Anderlecht (BEL)
Dinamo Zagreb (CRO) 1 x 2 Red Bull Salzburg (AUT)
Twente (HOL) 1 x 1 Sporting Lisboa (POR)
Panathinaikos (GRE) 3 x 0 Sparta Praga (CZE)