postado em 05/08/2009 08:43
Dizer que o Flamengo vai jogar fora de casa hoje seria uma inverdade. A cada partida contra o Goiás, no Serra Dourada, a galera rubro-negra divide o espaço nas arquibancadas com os donos da casa. É com esse apoio que o time conta para arrancar no Campeonato Brasileiro. E mostrar, para torcedores, críticos e a si próprio, uma força pouco vista nesta temporada. O duelo, marcado para as 21h50, terá transmissão da TV Globo.
A desconfiança em relação ao Flamengo, herança da desastrosa década de 90, teve seu auge no ano passado, quando o clube fracassou nos momentos em que mais se esperava dele. A sina continuou na última rodada. Após inédita vitória sobre o Santos, na Vila Belmiro, e triunfo sobre o então líder Atlético-MG, no Maracanã, a equipe penou para empatar com o ex-lanterna Náutico, no Rio de Janeiro, diante de mais de 40 mil pessoas.
A tarefa no Serra Dourada deve ser complicada. O Goiás ocupa o terceiro lugar da competição, com 29 pontos. O Flamengo tem 24, mas é apenas o nono colocado da tabela. Além disso, o time terá desfalques importantes no meio de campo e no ataque. O incansável Toró sofreu uma fratura no pé esquerdo contra o Náutico e vai ficar fora de ação por pelo menos um mês. O atacante Emerson, com dores na coxa, também está vetado.
Uma das opções é recuar Kléberson e lançar o sérvio Petkovic ou o chileno Fierro na armação das jogadas. Outra, mais simples, é apostar no jovem Lenon, de 19 anos, com somente dois jogos entre os profissionais neste ano. "O Lenon tem chances, pois possui características semelhantes às do Toró", analisa Andrade, que fará sua segunda partida como comandante efetivo da equipe.
A novidade será a estreia do atacante Denis Marques. Regularizado, o reforço vai vestir a camisa rubro-negra, aproveitando a vaga aberta com a contusão de Emerson. "É claro que vou sentir um pouco a falta de entrosamento, mas isso só vai melhorar com os jogos", garante o jogador. Quem retorna ao time é o zagueiro/volante Aírton, que cumpriu suspensão contra os pernambucanos.
Verdão mira vice-liderança
Com cinco vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro, o embalado Goiás tem a chance de chegar à vice-liderança do Campeonato Brasileiro contra o Flamengo. O time está a apenas dois pontos do Atlético-MG, que teve seu jogo nesta 17ª rodada adiado.
Além da arrancada que levou a equipe ao terceiro lugar do torneio, o clube está empolgado com a contratação do atacante Fernandão. Após rescindir contrato com o Al-Gharafa, do Catar, o jogador decidiu voltar ao clube onde começou a carreira, descartando propostas de Palmeiras, Santos, São Paulo e Internacional.
O ídolo verde será apresentado oficialmente pelo Goiás na manhã de hoje. A chegada dele, inclusive, deve motivar ainda mais o torcedor a comparecer ao Serra Dourada. O público esperado é de 40 mil pessoas.
"A equipe está em evolução e mostra a sua força neste campeonato", gaba-se o técnico Hélio dos Anjos. Para enfrentar o Flamengo, ele faz duas mudanças na escalação titular, colocando o zagueiro Leandro Eusébio e o meia-atacante Léo Lima, que cumpriram suspensão, nos lugares de João Paulo e Zé Carlos.
Estatísticas e curiosidades
Os confrontos entre Flamengo e Goiás, em Goiânia, costumam ser equilibrados no Campeonato Brasileiro. Os times já se enfrentaram 17 vezes na cidade, com cinco vitórias para cada lado e sete empates. Os rubro-negros marcaram 22 gols. Os goianos, 20. No ano passado, os cariocas foram derrotados por 2 x 1 num jogo emocionante, com dois gols do atacante Iarley, o último aos 43 minutos do segundo tempo.
Força rubro-negra
Três dos cinco maiores públicos do Goiás no Serra Dourada, pelo Campeonato Brasileiro, foram contra o Flamengo
61.258 1 x 1 Flamengo (1983)
56.872 0 x 0 Santos (1983)
55.694 0 x 1 Botafogo (1995)
49.981 2 x 0 Flamengo (2001)
49.625 0 x 0 Flamengo (1975)