postado em 05/08/2009 13:57
Desde sua primeira entrevista como técnico do Grêmio, Paulo Autuori deixou claro que mudaria radicalmente a forma do time jogar. Assim que teve mais tempo para treinar, o treinador foi implementando aos poucos os seus conceitos de futebol. O primeiro deles estava relacionado ao esquema, adotando o 4-4-2 e aposentando o 3-5-2. Agora, ele começa a deixar seu time mais solto, bem posicionado e cometendo menos faltas.
Desde a chegada de Autuori o número de faltas cometidas pelo Tricolor caiu drasticamente. Na derrota para o São Paulo, no Morumbi, o time gremista parou os adversários de maneira faltosa somente duas vezes. Esse número foi considerado demasiadamente baixo, mas serve para exemplificar a mudança da postura da equipe.
A palavra pegada não agrada ao comandante gremista. "Falar em pegada é um absurdo. Eu falo em posicionamento. Quando se está bem posicionado se encurta a marcação. Quando o time está mal posicionado não há marcação forte. Para mim, a equipe que comete faltas está com preguiça de se recompor", explicou.
Os jogadores já assimilaram o pedido do treinador e o colocaram em prática. Essa postura foge um pouco da característica histórica do Grêmio, que sempre teve times que se destacavam pela forte marcação. "A filosofia é de ter um bom posicionamento, o que é tão forte quanto uma marcação com pegada. O torcedor vai acabar se acostumando com o estilo que estamos atuando", opina o meia Tcheco.