postado em 05/08/2009 17:26
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou a convocação dos velocistas velocistas Aílson da Silva Feitosa, Nilson de Oliveira André e Bárbara Farias de Oliveira para a disputa do Mundial da Alemanha, que começa no próximo dia 13, em Berlim.
[SAIBAMAIS]
Os três substituirão Bruno Tenório, Jorge Célio Sena e Josiane Tito, afastados por doping, nos revezamentos 4x100m masculino e 4x400m feminino. Como ainda aguardam a contra-prova do exame, os atletas da equipe Rede de atletismo estão impedidos de competir.
A convocação de Aílson, Nilson e Bárbara obedece os critérios técnicos da CBAt. Nilson detém a nona melhor marca do país nos 100 m, com 10s32, estabelecida em abril. Nos 200 metros, ele marcou 20s88, sexto tempo do ranking, em maio.
Aílson tem o décimo tempo nos 100m, com 10s32, estabelecido em 1º de maio. Um mês antes, havia marcado 21s16 nos 200 m, nona marca do país na distância. Bárbara é a sétima no ranking dos 400 m, com 53s03.
"Esta convocação foi uma surpresa e agora é tentar dar o melhor para lutar por um bom resultado", diz Aílson, que viaja nesta quarta-feira para a Europa. Apesar de ser sua primeira convocação para a seleção adulta, o velocista está confiante porque estava treinando para disputar dois outros torneios este mês.
Nascido em Tocantins, Aílson começou a treinar em 2004, em Roraima, e veio para São Paulo três anos depois. O começo no atletismo foi praticamente uma brincadeira. "Tinha um menino na escola que ia viajar para competir. Eu o vi correndo e falei para o professor que ganhava dele. Ele nos colocou para correr juntos e eu realmente venci. O professor me levou para a competição e não parei mais de treinar", lembra.
Para o técnico Victor Fernandes, que também segue para Berlim, a mudança não compromete as chances brasileiras. "Mesmo com a saída de dois atletas, o Brasil tem boa condição no revezamento 4x100 m. Tecnicamente falando, temos sete atletas no mesmo nível e isso não vai prejudicar o desempenho da equipe", destacou.