postado em 05/08/2009 18:47
Campeão da Copa da Uefa da última temporada ao vencer o Werder Bremen (ALE) na final, o Shakhtar Donetsk está fora da Liga dos Campeões da Europa, principal torneio do continente. Os ucranianos não conseguiram vencer o Timisoara, da Romênia, e deram adeus à competição.Jogando fora de casa, o Shakhtar bem que tentou, mas não conseguiu ir às redes, e empataram por 0 a 0 com o clube romeno. Como o Timisoara havia conseguido marcar dois gols em Donetsk (UCR), no empate por 2 x 2, se classificou pelos critérios de desempate.
Quem também se garantiu nos playoffs pré-fase de grupos foi o Celtic, que bateu o Dínamo Moscou por 2 x 0, fora de casa. Assim como o Sporting Lisboa, os escoceses se classificaram de forma dramática, com gol aos 46 do segundo tempo.
O Dínamo havia vencido o jogo de ida por 1 x 0, e tratou de começar a partida com o intuito de não levar gols. Mas, aos 45 da primeira etapa, Scott McDonald, de cabeça, abriu o placar para os escoceses. Após pressionar durante todo o segundo tempo, o Celtic chegou ao segundo tento após chute de Giorgios Samaras.
Quem também sofreu com gol no final foi o Slavia Praga, da República Tcheca, que vencia o Sheriff Tiraspol, de Moldova, por 1 x 0 até os 48 da segunda etapa, quando foi ;premiado; com o gol de empate.
Alguns outros clubes não precisaram sofrer tanto para garantirem a vaga. O Olimpiakos, da Grécia, passou fácil pelo Slovan Bratislava, somando 4 x 0 no placar agregado, enquanto o Zurich goleou o Maribor por 3 x 0 e reverteu um resultado anterior de 3 x 2.
Confira os resultados da eliminatória da Liga dos Campeões*
Terça-feira, 4 de agosto
Maccabi Haifa (Israel) 4x3 Aktobe (Cazaquistão)
Sivasspor (Turquia) 3x1 Anderlecht (Bélgica)
Dinamo Zagreb (Croácia) 1x2 Red Bull Salzburg (Áustria)
Panathinaikos (Grécia) 3x0 Sparta Praga (República Tcheca)
Twente (Holanda) 1x1 Sporting Lisboa(Portugal)
Quarta-feira, 5 de agosto
Dínamo Moscou (Rússia) 0x2 Celtic (Escócia)
BATE Borisov (Belarus) 2x1 Ventspils (Letônia)
Timisoara (Romênia) 0x0 Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Levski Sofia (Bulgária) 2x0 Baku (Azerbaijão)
Debrecen (Hungria) 1x0 Levadia Tallinn (Estônia)
Slavia Praga (República Tcheca) 1x1 Sheriff Tiraspol (Moldova)
Maribor (Eslovênia) 0x3 Zürich (Suíça)
Partizan (Sérvia) 1x0 APOEL (Chipre)
Olympiacos (Grécia) 2x0 Slovan Bratislava (Eslováquia)
Stabaek (Noruega) 0x0 Kobenhavn (Dinamarca)
* - em negrito, os classificados para os playoffs