postado em 05/08/2009 21:05
A Uefa (Associação de Futebol da União Europeia) anunciou nesta quarta-feira o arquivamento do caso "Apito Dourado", confirmando a participação o Porto (Portugal) na Copa dos Campeões da Europa desta temporada. O clube era acusado de supostamente subornar árbitros durante o Campeonato Português de 2004, sendo beneficiado no título.
Além da Uefa, o TAS (Tribunal Arbitral do Esporte) também corroborou com a entidade máxima do futebol europeu e garantiu a presença do Porto na principal competição continental do planeta. O tribunal assegurou não existirem provas sobre atividades ilícitas dos Dragões neste período em Portugal.
O Porto havia sido excluído da Copa dos Campeões no último mês de junho, mas os recursos apresentados pelo Vitória de Guimarães e Benfica reverteram a punição da entidade. Os Dragões seriam acusados de corrupção na liga de 2003/2004, em uma vertente do Apito Dourado intitulada como 'Apito Final'.
Contudo, todo o caso surgiu no mês de março de 2004, quando uma carta anônima acusou o Gondomar, da Segunda Divisão B, de tentar a promoção por via de suborno a árbitros. Após o início das investigações, a Polícia portuguesa acusou vários dirigentes importantes do futebol português, como Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do Porto, e Valentim Loureiro, antigo mandatário do Boavista.