postado em 06/08/2009 12:51
Superado o grande teste da última Copa das Confederações, Joel Santanta tinha data e um adversário de respeito pela frente para dar continuidade à preparação da África do Sul para a Copa do Mundo. Entretanto, uma pneumonia deve afastar o técnico do próximo compromisso de sua seleção, que recebe a Sérvia na próxima quarta-feira para um amistoso.
De férias após o fim da competição vencida pela seleção brasileira, Joel viajou ao Brasil e não pôde retornar à África no dia previsto (a última terça-feira) por ter ficado doente. "Ele tem convivido com uma bronquite e uma pneumonia nos últimos oito dias", explicou Raymond Hack, chefe-executivo da federação sul-africana de futebol.
Assim, o treinador já não pôde participar da coletiva que serviu para anunciar os 23 convocados da equipe para enfrentar a Sérvia - quem o fizeram foram os auxiliares Jairo Leal e Pitso Mosimane. Pior ainda: corre o risco de não poder estar no banco de reservas diante dos balcânicos, líderes do Grupo 7 das Eliminatórias Européias para o Mundial de 2010, à frente de França, Romênia e Áustria.
"O diagnóstico final só poderá ser feito na manhã da próxima segunda", continuou Hack, que ainda torce pela presença do técnico durante o teste. "Ele nos assegurou que retornará ao país o quanto antes e espera vir na terça".