postado em 06/08/2009 16:25
Piloto da Stock Car e comentarista de automobilismo da Rede Globo, Luciano Burti acredita que os capacetes ainda precisam ser melhorados para garantir total segurança aos competidores.
Na visão de Burti, a forma como a viseira é fixada ainda não é a ideal - no GP da Hungria, Felipe Massa teve a cabeça acertada por uma mola que se desprendeu do carro de Rubens Barrichello.
O capacete foi vital para que o piloto da Ferrari não sofresse maiores danos, mas caso a peça tivesse batido um pouco mais abaixo, o vice-campeão mundial poderia ter sofrido ferimentos mais sérios.
Burti citou o grave acidente que sofreu no GP da Bélgica de 2001 para explicar o seu ponto de vista. "Algo que funcionou muito bem no meu acidente foi o fato de a viseira ser fixada por quatro parafusos em vez de dois (para o capacete ficar mais leve) como a maioria dos capacetes atuais", destacou o piloto.
"Um dos parafusos quebrou no impacto, mas, mesmo assim, a viseira permaneceu no lugar e garantiu a minha segurança. Lembrando que recebi um impacto frontal contra os pneus do muro que atingiram o meu capacete", continuou Burti, que possui 15 corridas em sua carreira na Fórmula 1.
"Em contrapartida, no acidente do Felipe a viseira se soltou porque o único parafuso do lado esquerdo quebrou com o impacto. Com a exposição, as consequências poderiam ter sido piores, principalmente para a sua face", analisou o piloto, que pede que a FIA e os fabricantes revejam a fixação da viseira.