[SAIBAMAIS]
O Palmeiras não conseguiu manter a sequência de vitórias para se distanciar ainda mais na liderança. Ainda por cima, a equipe encerra a sequência de três jogos sem levar gol. Já o Grêmio continua sem vencer longe do Olímpico e perde a chance de dar um salto na tabela, se aproximando do G-4.
Na próxima rodada, o Palmeiras faz a ;decisão; contra o Atlético-MG, na quarta-feira, no Mineirão, onde tentará encaminhar um bom final de primeiro turno. Já o Grêmio atua mais uma vez fora de casa e se desloca até Barueri para enfrentar o time da Grande São Paulo, no domingo.
O jogo
Com o Palestra Itália absolutamente lotado, o Palmeiras se atirou para cima do Grêmio, se aproveitando da escalação ofensiva feita por Muricy Ramalho. Cleiton Xavier e Diego Souza comandaram as ações até Ortigoza e Obina. A pressão começou a oferecer perigo aos 11 minutos.
Foi quando Obina deixou no meio para Cleiton Xavier, que lançou Ortigoza dentro da área, onde o jogador bateu na saída de Victor. Fábio Santos apareceu na corrida para evitar o primeiro tento. Na sequência, Obina perdeu duas boas chances em cabeçadas dentro da área, após cruzamentos da direita.
Aos 27 minutos, outra grande chance: Diego Souza recebeu em velocidade pela esquerda, invadiu a área e bateu para ;tirar; Victor do lance, mas pegou forte demais e mandou para fora. No minuto seguinte, o time finalmente conseguiu o gol. Cleiton Xavier cabeceou após cruzamento de Wendel para fazer balançar as arquibancadas do Palestra Itália.
A festa durou apenas três minutos. Foi o tempo em que o anfitrião relaxou a marcação sobre o meia Souza, que desequilibrou: fez jogada pela direita e cruzou rasteiro para Maxi López tocar de primeira, empatando a partida. O tento equilibrou o jogo, e o solitário atacante argentino do Grêmio voltou a ser acionado.
Aos 39, Jadílson fez grande jogada com seguidas fintas em Wendel e cruzou rasteiro. Livre, Maxi López bateu a queima roupa, mas Marcos faz milagre e evitou o gol. Na sequência, o número 12 voltou a aparecer bem pouco depois, em chute rasteiro de Tcheco.
De volta para o segundo tempo, Muricy Ramalho optou por dar mais velocidade ao Verdão e colocou Willians na vaga de Ortigoza. Paulo Autuori, no Grêmio, tirou Thiego e colocou Rafa Marques para mudar o esquema tático para o 3-5-2. Muitas chances foram criadas. Em uma delas, Marcos se jogou em cima de Maxi López e evitou o gol dentro da área.
Aos 17 minutos, Cleiton Xavier invadiu a área pela direita e bateu firme, mas Victor fechou bem o ângulo e salvou. Pouco depois, Edmílson apareceu livre dentro da área para completar cruzamento de Wendel, mas pegou de canela e perdeu grande chance. Apesar dos lances mais incisivos, o Grêmio dominava as ações, o que obrigou Muricy a tirar Obina e colocar o lateral esquerdo Jefferson, equilibrando a marcação.
Aos 30 minutos do segundo tempo, o Palestra Itália era só pressão sobre a enrolação do Grêmio, sobre a arbitragem e, inclusive, sobre os erros do próprio Palmeiras, cada vez mais frequentes. A situação do Grêmio ficou complicada quando Réver dividiu pelo alto com Diego Souza e caiu de mau jeito. Desacordado, foi levado para os vestiários de maca, deixando o time, que já tinha feito suas três alterações, com um a menos.
Nem mesmo a vantagem numérica fez o time se desvencilhar da forte marcação do Tricolor Gaúcho. Apostando nos longos lançamentos e na bola alçada na área, e à mercê dos contra-ataques, o time alviverde cedeu o empate.
FICHA TÉCNICA - PALMEIRAS 1 x 1 GRÊMIO
Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 6 de agosto de 2009, quinta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Erich Bandeira (Fifa) e Ubirajara Ferraz Jota (ambos do PE)
Cartões Amarelos: Marcão e Edmílson (Palmeiras); Réver (Grêmio)
Gols: PALMEIRAS: Cleiton Xavier, aos 28 minutos do primeiro tempo
GRÊMIO: Maxi López, aos 31 minutos do primeiro tempo
PALMEIRAS: Marcos; Wendel, Danilo, Maurício Ramos e Marcão (Marquinhos); Pierre, Edmílson, Diego Souza e Cleiton Xavier; Ortigoza (Willians) e Obina (Jefferson)
Técnico: Muricy Ramalho
GRÊMIO: Victor; William Thiego (Rafa Marques), Léo, Réver e Fábio Santos (Jadílson); Túlio, Adílson, Tcheco, Souza e Douglas Costa (Jonas); Maxi López
Técnico: Paulo Autuori