postado em 07/08/2009 14:46
São brasileiras três das quatro duplas que decidirão, neste sábado, o título da etapa polonesa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2009. Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa e Ângela/Vivian estão nas semifinais da etapa de Stare Jablonki, onde enfrentarão a concorrência das australianas Louise Bawden e Becchara Palmer.
Nas semifinais, o confronto verde-amarelo colocará frente a frente Juliana/Larissa e Talita/Maria Elisa pela quinta vez na temporada internacional. A vantagem é das campeãs pan-americanas, que venceram três destes duelos. No outro jogo, Ângela e Vivian tentarão garantir a semifinal 100% brasileira contra a parceria australiana.
Classificadas para a 56ª semifinal da dupla no Circuito Mundial, as tricampeãs Juliana e Larissa garantiram a vaga após derrotarem as irmãs austríacas Doris e Stefanie Schwaiger por 2 sets a 0, parciais de 21/16 e 21/12.
A vitória contra Talita e Maria Elisa nas semifinais em Stare Jablonki pode significar o primeiro passo rumo à liderança do ranking mundial. Com 4.880 pontos no ranking, as campeãs pan-americanas assumirão a ponta caso vençam o torneio na cidade polonesa e as rivais, que acumulam 5.040, terminem em quarto lugar.
"Como sempre, será um confronto bastante equilibrado. Quando duas duplas brasileiras se enfrentam, o espetáculo está garantido. Estamos muito focadas na busca pela medalha de ouro e o fato de podermos terminar a competição na liderança do ranking é uma motivação a mais%u201D, admite Juliana.
Curiosamente, as irmãs Schwaiger também foram o último obstáculo de Talita e Maria Elisa antes da semifinal na Polônia. A dupla, que abriu o dia com derrota por 2 sets a 0 (18/21 e 17/21) diante das compatriotas Ângela e Vivian, se recuperou na repescagem e bateu as austríacas por 2 sets a 0, com duplo 21/15.
Para Talita, independente da liderança do ranking mundial a partida promete fortes emoções. "Um jogo entre as duas duplas mais bem colocadas no ranking mundial é sempre importante, ainda mais sendo uma semifinal. Não estamos pensando na pontuação, mas em vencer sempre, que é o nosso objetivo e vem sendo o nosso foco. Estamos mantendo uma regularidade boa no Circuito Mundial e isso é o mais importante%u201D, comenta a atleta, quarta colocada nos Jogos Olímpicos de Pequim.
A vitória sobre as líderes do ranking garantiu Ângela e Vivian nas semifinais em Stare Jablonki. A dupla, que iniciou as disputas no country-cota e já soma oito vitórias consecutivas nas areias polonesas, comemora sua melhor colocação no Circuito Mundial.
"Estamos jogando muito bem. Nossos dois últimos jogos contra duplas brasileiras (Ana Paula/Shelda, nas oitavas, e Talita/Maria Elisa, nas quartas) foram ótimos. Estamos sentindo um pouco o cansaço, mas pela nossa boa campanha conseguimos evitar jogos extras na repescagem, o que ameniza um pouco o desgaste%u201D, conta Vivian, que venceu a etapa brasileira do Circuito Mundial 2008 ao lado de Larissa.
Atuais campeãs da etapa polonesa, Ana Paula e Shelda deram adeus às disputas em Stare Jablonki. A dupla de medalhistas olímpicas foi eliminada na repescagem pelas semifinalistas australianas Louise Bawden e Becchara Palmer após a derrota por 2 sets a 1 (21/, 19/21 e 12/15). Com o tropeço, as atuais campeãs do Circuito Mundial terminaram a competição em sétimo lugar.