postado em 07/08/2009 17:23
Para evitar que os times brasileiros percam suas principais estrelas no meio da temporada, a CBF irá encaminhar ao poder Executivo uma proposta que ajuste o calendário do futebol nacional ao europeu. A decisão saiu nesta sexta-feira depois de uma reunião entre o mandatário da entidade, Ricardo Teixeira, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Com isso, a temporada brasileira - se o projeto for aprovado - irá começar em agosto de um ano e terminará em junho do seguinte, assim como na Europa. A CBF terá 30 dias para apresentar formalmente a proposta.
No entanto, a medida só será implementada em 2011, pois os clubes já fecharam contrato com patrocinadores e a televisão que transmite os jogos para a próxima temporada, inviabilizando assim uma mudança já no ano que vem.
O anúncio de um novo calendário para o país aparece depois de muitas críticas ao adotado atualmente. A ideia de sincronizar o Campeonato Brasileiro com os europeus já vem sendo pleiteada por alguns clubes há alguns anos. A Argentina é um exemplo de país sul-americano que tem uma temporada que é disputada entre dois anos.