postado em 09/08/2009 17:31
Gazeta Press - Rio de Janeiro (RJ) - O clima promete ser quente na reapresentação do elenco do Botafogo, prevista para a tarde de segunda-feira, em General Severiano. O vice-presidente de futebol do clube, André Silva, com o aval do presidente Maurício Assumpção, convocou uma reunião com a comissão técnica e com os jogadores.O técnico Ney Franco será cobrado pelos últimos maus resultados, assim como os atletas, que terão que explicar a queda de rendimento, acentuado na derrota por 1 a 0 para o Atlético-PR, no Engenhão.
A atual diretoria considera que o time vem rendendo abaixo do esperado, apesar de reconhecer as limitações do atual plantel. Além disso, com os salários em dia e com boa estrutura de trabalho, o elenco terá que dar muitas explicações.
Outro fato que será abordado se refere à desobediência do atacante André Lima, que desperdiçou um pênalti que poderia ter impedido a derrota para o Furacão. Ney Franco sempre deixou claro que Lucio Flavio é o cobrador oficial e se irritou com o atacante no intervalo do jogo. André Lima deixou o gramado chorando, o que não impediu que fosse criticado publicamente por alguns companheiros.
"O cara perde um pênalti, não faz o que o técnico manda e a gente que sofre", disse o lateral-direito Alessandro, logo depois do jogo.
Apesar da situação, Ney Franco não defende punição a André Lima, mesmo ainda irritado com o fato. "Se a desobediência acontecer em todos os jogos, vai ser preocupante. Mas, como foi pela primeira vez, vamos conversar e fazer com que isso não prejudique a equipe. Fica como um erro que não pode se repetir", disse, confiante em seu poder de persuasão. "A próxima penalidade vai ser batida pelo Lúcio Flávio. Prefiro acreditar que os jogadores vão escutar o treinador. Não sou tapado. Nosso cobrador de pênaltis é definido com base em números. O André Lima tem batido pênaltis nos treinamentos e não tem um bom aproveitamento, enquanto o Lúcio Flávio converte quase todas as cobranças", comparou.
A diretoria ainda não descarta uma punição ao atacante, porém o fato deve ser amenizado na reunião desta segunda-feira, quando é esperado um pedido de desculpas de André Lima aos companheiros.
O elenco ganhou folga neste domingo e nesta segunda-feira começa a preparação para a partida contra o Palmeiras, sábado, no Palestra Itália, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Para o compromisso, Ney Franco não poderá contar com o atacante Víctor Simões, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo diante dos paranaenses. Outra dúvida é o goleiro Castillo, que deixou o gramado reclamando de uma fisgada na panturrilha esquerda. A boa notícia é a volta do zagueiro Juninho, que cumpriu suspensão neste sábado.