postado em 09/08/2009 19:13
Guaratinguetá (SP) - A primeira rodada das quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro, que definirá os quatro times que estarão na segunda divisão em 2010, teve apenas um vencedor: o Guaratinguetá. O único paulista que segue na competição jogou em casa e bateu o Caxias-RS por 2 a 0.
O grande responsável pelo resultado no Vale do Paraíba foi Anderson Rocha. Com um gol aos 41 minutos do primeiro tempo e outro aos 42 da etapa final, o jogador definiu a boa vitória no interior de São Paulo. Para se garantir na Segundona, o Guará pode até perder por dois gols de diferença no próximo domingo, no Rio Grande do Sul, se marcar ao menos um no Caxias.
Os outros confrontos desta fase, entretanto, estão mais indefinidos. O domingo teve três empates nos duelos de ida da primeira fase de playoffs da competição. Quem mais pode comemorar uma igualdade são Icasa-CE e Rio Branco-AC, que se apresentaram como visitantes.
Os cearenses viajaram até o Pará e conseguiram um 1 a 1 com o Paysandu. Apesar da lamentação, os anfitriões tiveram um bom início, tanto que abriram o placar com Luciano com apenas um minuto de jogo. A equipe de Fortaleza, contudo, igualou aos 12 minutos do segundo tempo com Marciano.
Já os acreanos foram a Alagoas e também ficaram no 1 a 1, com o ASA-AL. Os nortistas, no entanto, poderiam alcançar um resultado bem melhor, já que foram os autores do primeiro gol do duelo aos 33 minutos do primeiro tempo, com Rogério Tarauacá. Aos 18 da etapa final, o time de Arapiraca fez o seu em cobrança de pênalti de Nena.
Os placares permitem a Icasa e Rio Branco se assegurarem na Série B de 2010 com empate sem gols em seus estádios, no próximo domingo. Vencer, por qualquer placar, classifica qualquer equipe, enquanto marcador igual por dois gols ou mais favorece Paysandu ou ASA-AL. Novo 1 a 1, nos dois casos, leva para a decisão por pênaltis.
A outra igualdade do domingo ocorreu em Pelotas. O Brasil não aproveitou o fato de atuar no Rio Grande do Sul e não saiu de um 0 a 0 diante do América-MG. Com isso, os mineiros dependem de qualquer vitória no domingo, em Belo Horizonte, para se classificarem. Empate com gols dá a vaga aos gaúchos, enquanto um novo duelo sem redes balançadas obriga a cobrança de pênaltis.