postado em 11/08/2009 09:03
O técnico Sérgio Guedes terá que realizar ao menos duas mudanças no time do Bahia na partida desta terça-feira diante da Ponte Preta, às 21 horas (de Brasília), no estádio Pituaçu, em Salvador, para tentar colocar um fim à série de três partidas sem vitória do tricolor da boa terra. Ambas por motivos disciplinares.O capitão Nen, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, deverá ceder sua vaga na defesa para Evaldo, Menezes ou Rogério, enquanto no meio-campo Ananias e Juliano brigam pelo lugar de Juninho, expulso na derrota diante do Vila Nova.
Além das duas trocas por suspensão, uma terceira possível mudança do treinador, que fará seu segundo jogo no comando da equipe, poderá estar na lateral esquerda, mas por motivos técnicos. Improvisado na derrota para os goianos, o meia Alex Maranhão deverá ficar como opção no banco de reservas, enquanto Ávine, à disposição após cumprir suspensão, pode reassumir seu posto.
Mais perto da zona de rebaixamento - iniciou a rodada um ponto e duas posições acima do Juventude -, o tricolor de Salvador não pode pensar em outro tropeço se não quiser passar sufoco na sequência da competição. Para Sérgio Guedes, ex-goleiro e ex-comandante da própria Ponte, a palavra chave é uma só: tranquilidade.
"Precisamos do resultado para ter tranquilidade e melhorar nossa postura. Temos que saber atacar na hora certa, defender bem e tomar o espaço do adversário, mas, para isso, é necessário muito treino e confiança", lembrou o técnico, que espera contar com apoio maciço da apaixonada torcida nesta terça.
A equipe campineira também entrará em campo para afastar uma ameaça de crise. Sem vencer nas duas últimas rodadas, a Ponte Preta inicia a 17; rodada da Série B em sétimo lugar, três pontos atrás do Guarani, último integrante do G4. E terá um motivo extra para buscar os três pontos após apenas empatar com o Fortaleza em casa: dar um presente de aniversário à sua torcida.
O duelo contra os baianos acontecerá justamente no dia em que a Macaca celebrará seu 109; aniversário. Sem problemas de contusão ou suspensão, o técnico Pintado, que enfrentou a ira da torcida após o tropeço contra o Fortaleza, espera encontrar, longe de casa, a paz necessária para o clube celebrar um verdadeiro feliz aniversário.
"Talvez fora de casa a gente encontre um pouco mais de tranquilidade e mostre uma maior lucidez em campo", comentou o ex-volante, que decretou o fim dos erros para recolocar a Ponte de uma vez por todas na briga por uma vaga no cobiçado G4.
"O time está totalmente focado na partida desta terça, contra o Bahia. Precisamos recuperar aqui fora os pontos perdidos para finalizarmos essa primeira fase do Brasileiro em uma boa posição na tabela. Todos os jogadores estão conscientes de que não há mais espaço para erros", concluiu.
A única dúvida está no setor do meio-campo, onde Tinga e Lins disputam posição. Fabiano Gadelha está confirmado na armação das jogadas, enquanto Danilo Neco e Evando formam mais uma vez a linha de frente.
FICHA TÉCNICA
BAHIA X PONTE PRETA
Local: Estádio Pituaçu, em Salvador (BA)
Data: 11 de agosto de 2009, terça-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Emerson Luiz Sobral (PE)
Assistentes: Jossemmar José Diniz Moutinho (PE) e Alcides Augusto de Lira Junior (PE)
BAHIA: Marcelo; Marcos, Vinícius, Evaldo e Ávine; Marcone, Leandro, Ananias e Paulo Isidoro; Alex Terra e Reinaldo Alagoano
Técnico: Sérgio Guedes
PONTE PRETA: Giovanni; Edílson, Gum, Dezinho e Vicente; Deda, Pirão, Tinga (Lins) e Fabiano Gadelha; Danilo Neco e Evando
Técnico: Pintado