postado em 11/08/2009 21:28
Adversários na primeira fase e na decisão de terceiro e quarto lugares da última Copa das Confederações, as seleções da África do Sul e da Espanha voltarão a campo nesta quarta-feira para reiniciarem suas preparações visando o Mundial de 2010.
Anfitriões da próxima Copa, os sul-africanos enfrentarão a Sérvia, às 14 horas (de Brasília), em Pretória, e terão o técnico Joel Santana como principal atração. O comandante se recuperou de uma forte pneumonia e, mesmo não tendo participado do trabalho de preparação para a partida, sentará no banco de reservas.
O brasileiro manteve em sua convocação a base do time que chegou em quarto lugar na Copa das Confederações, inclusive sem a presença de Benni McCarthy, considerado principal talento do país, mas que prefere defender o Blackburn, da Inglaterra, do que a equipe nacional.
Para Joel, o time sérvio, líder do Grupo 7 das Eliminatórias Europeias - o mesmo da França - , com seis vitórias e uma derrota, tem muito potencial e, com certeza, estará entre os 32 participantes do próximo Mundial.
"Fúria" de luto
Em outro importante amistoso marcado para esta quarta-feira, a Espanha, terceira colocada na Copa das Confederações e ainda detentora de 100% de aproveitamento no Grupo 5 das Eliminatórias para a Copa, com seis vitórias em seis jogos, entrará em campo de luto para encarar a Macedônia, em Skopje.
A repentina morte do capitão do Espanyol, Dani Jarque, no último sábado, por problemas no coração aos 26 anos, causou abatimento geral no grupo, que espera autorização da Fifa para entrar no gramado do estádio Philip II, às 16h30 (de Brasília), trajando camisas com o número 21 e o nome do zagueiro às costas.
"É uma pena que tenha ocorrido com um garoto muito jovem e com um futuro maravilhoso pela frente", lamentou o goleiro Iker Casillas. "Esse caso afeta o mundo todo, não apenas nós, seus companheiros", emendou o lateral Capdevila. Jarque atuou por todas as seleções de base do país, mas não recebeu nenhuma convocação à equipe principal de Vicente Del Bosque.
A tristeza do elenco espanhol será presenciada por cerca de 15 mil pessoas na Macedônia. A procura por ingressos para assistir à "Fúria" foi cercada por muita confusão. Segundo o jornal Vest, apenas dois compradores, não identificados, arremataram os 15 mil bilhetes colocados à disposição. O fato gerou revolta da torcida, que fez enormes filas à procura de um ingresso para ver de perto os atuais campeões europeus, mas saiu com as mãos abanando.
Portugal com ataque enfraquecido
Em Vaduz, a seleção portuguesa, ainda sem o atacante Liedson, em fase final de naturalização, terá um outro problema no setor defensivo para o confronto contra Liechtenstein, às 15h30 (de Brasília): Cristiano Ronaldo.
O melhor jogador do mundo está com uma forte gripe e acabou dispensado pelo técnico Carlos Queiróz do compromisso desta quarta-feira. Nani, que também se recupera de lesão, juntou-se ao grupo e deverá ser aproveitado pelo treinador.
"Pelo menos até o momento nós contamos com o Nani", sintetizou Queiróz, que tem apenas 17 jogadores no grupo para o amistoso contra Liechtenstein, sendo que três deles são goleiros.