postado em 12/08/2009 16:10
Ameaçado de não poder comandar a seleção da África do Sul em amistoso diante da Sérvia nesta quarta-feira, em Pretória, por ter sofrido com uma pneumonia durante toda a semana, o técnico Joel Santana recuperou-se a tempo de sentar-se no banco de reservas, mas nada pôde fazer para evitar um novo tropeço dos anfitriões da próxima Copa do Mundo.
Diante de um adversário forte, líder do Grupo 7 das Eliminatórias Europeias para o Mundial - o mesmo da França -, os sul-africanos pouco produziram e acabaram deixando o gramado derrotados de forma incontestável: 3 x 1.
O resultado favorável aos sérvios foi todo construído na etapa final. Aos 12 minutos, Tosic abriu o marcador. Lazovic ampliou aos 24 e Tosic, mais uma vez, decretou o placar final aos 33 minutos, para desespero do técnico brasileiro. Mphela fez o de honra do time da casa aos 45.
Esta foi a primeira apresentação da seleção da África do Sul após a satisfatória campanha da equipe na Copa das Confederações, em junho, quando terminou na quarta posição, atrás de Brasil, Estados Unidos e Espanha.
Agora, o time terá mais seis compromissos amistosos antes do início da Copa do Mundo. E precisa começar a colher bons resultados se quiser manter Joel livre das pressões e desempenhar um bom papel no primeiro Mundial disputado em território africano em toda a história.
Albânia humilha Chipre: Em Tirana, um duelo envolvendo duas equipes fora da briga por uma vaga na Copa da África do Sul presenteou os donos da casa com uma sonora goleada. Atuando diante de sua torcida, a Albânia, quinta colocada no Grupo 1 das Eliminatórias Europeias, fez 6 x 1 no Chipre, quarto do Grupo 8.
A curiosidade do confronto ficou por conta do modo como a goleada foi construída. Skela, em duas cobranças de pênalti, foi o artilheiro da tarde, enquanto Michael, com um gol contra, contribuiu para a maiúscula vitória da Albânia. Bogdani, Agoli e Vila completaram o marcador para os donos da casa, enquanto Charalambidis fez o gol de honra dos cipriotas.
Em mais um dos muitos amistosos disputados nesta quarta-feira 'gorda', em Salalah, a seleção de Omã fez um duelo equilibrado contra a Arábia Saudita e, no final, fez valer o fator campo, vencendo o confronto por 2 x 1.