postado em 14/08/2009 09:33
Líder da Série B após 17 rodadas, o Atlético-GO vê tudo correr a seu favor. Para tentar manter a boa fase e a ponta na tabela, o Dragão quer vencer o Juventude, no Serra Dourada. A partida desta sexta-feira, às 21 horas (de Brasília), é mais uma tentativa de recuperação para os gaúchos, que estão na zona de rebaixamento há três rodadas.Nem mesmo o tropeço na última partida, quando empatou com o Ipatinga em casa, tira o ânimo do clube goiano. Mesmo sem o resultado desejado, a primeira colocação na competição foi mantida. Porém, a posição dificilmente será conservada caso volte a não vencer em casa. Atuar no Serra Dourada não é problema para o time de Mauro Fernandes, que como mandante tem seis vitórias e dois empates. Esse retrospecto traz confiança ao elenco que acredita na conquista dos três pontos.
Dono do melhor ataque da competição, o Atlético enfrentará a quinta pior defesa do torneio. Apesar do fraco desempenho defensivo, o Alviverde tem tido melhores resultados como visitante do que como mandante em seus últimos jogos. O fraco desempenho no Jaconi é o motivo para o time ocupar a 18; posição na Série, bem abaixo do traçado do planejamento para a temporada. Está é quinta rodada em que o clube fica na zona de rebaixamento desde o início da Série B. O Juventude só sairá desta situação caso vença.
A estratégia é atuar como diante da Portuguesa, frequentadora assídua das primeiras posições e batida no Canindé. Para isso, o técnico Ivo Wortmann terá o retorno de dois titulares. Suspensos, o zagueiro Nenê e o atacante Ivo, que atua como ala, não participaram da derrota para o São Caetano na terça-feira, mas estão de volta.
O comandante juventudista possui duas dúvidas para esta sexta-feira. O goleiro Juninho sofreu uma pancada na panturrilha direita e fará um teste antes do jogo para saber se possui condições de entrar em campo. Caso não se recupere a tempo, o prata da casa Carlão assumirá a camisa 1. A outra dúvida é no meio-campo, onde Lauro e Edenilso brigam por uma vaga.
Os desfalques também atrapalharam o Atlético contra o Ipatinga. O lateral Rafael Cruz e os volantes Fábio Gomes e Leandro Carvalho retornam após terem cumprido suspensão. Recuperado de lesão, o atacante Juninho pode voltar ao time.
"Ainda vou definir se vou utilizar o Juninho. Ele ainda está em fase de readaptação, mas com certeza é um jogador muito importante para o restante da Série", comentou o técnico Mauro Fernandes.
O único desfalque do Dragão será o zagueiro Gilson. Ele ainda se recupera de uma lesão muscular na panturrilha e deverá retornar aos gramados dentro de uma semana.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-GO X JUVENTUDE
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 14 de agosto de 2009, sexta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Luiz Fernando Irineu da Silva e Fábio Rodrigo Rubinho (ambos do MT)
ATLÉTICO-GO: Márcio; Rafael Cruz, Leandro Amaro, Jairo e Chiquinho; Fábio Gomes, Leandro Carvalho, Elias e Anaílson; André Leonel (Juninho) e Marcão
Técnico: Mauro Fernandes
JUVENTUDE: Juninho (Carlão); Da Silva, Douglas e Nenê; Bruno, Leanderson, Edenilso (Lauro), Zezinho e Ivo; Diego Rosa e Mendes
Técnico: Ivo Wortmann