postado em 14/08/2009 09:55
A vitória de Roger Federer sobre Stanislas Wawrinka no fechamento da rodada desta quinta-feira no Masters 1000 do Canadá não valeu apenas pelo prosseguimento do bom momento do suíço da Basileia. Após o resultado, ele avançou a uma fase de quartas de final 'especial', já que é a primeira vez na história do tênis que os oito primeiros colocados da lista de entradas avançaram a essa etapa no mesmo torneio.
Desde que o ranking masculino foi criado pela ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), em 1973, jamais os top 8 haviam confirmado o favoritismo de forma simultânea em uma competição. Esse panorama mudou com o resultado positivo de Federer, que se classificou à quarta rodada em Montreal assim como já haviam feito Rafael Nadal, Andy Murray, Novak Djokovic, Andy Roddick, Juan Martín del Potro, Jo-Wilfried Tsonga e Nikolay Davydenko.
"Definitivamente é uma ocasião especial", admitiu o número um do mundo, quando foi informado pelos jornalistas sobre a curiosidade. "Isso mostra que os tenistas de ponta agora estão realmente consistentes. É legal que finalmente tenha acontecido", emendou ele, ressaltando, por outro lado, que os oito principais cabeças-de-chave do Masters 1000 canadense receberam um bye e começaram a jogar diretamente na segunda fase.
Federer, que vive sua melhor fase desde o início de 2007, já não é derrotado no circuito profissional há 21 partidas e tentará aumentar a invencibilidade nesta sexta contra Tsonga. O sétimo colocado do ranking, por sua vez, reagiu com uma brincadeira ao comentar o feito dos top 8. "É a primeira vez que estou na história", disse o francês, algoz do compatriota Gilles Simon na rodada anterior. "Para mim é bom, mas se pode ver que o nível é alto e que é muito difícil estar nas quartas de final de uma competição como esta".