postado em 14/08/2009 10:03
Principal estrela do futebol dos Estados Unidos, desde quinta-feira Landon Donovan também é o jogador mais conhecido a ter contraído o vírus da 'gripe suína', o H1N1. O meio-campista já ressaltou, porém, que apenas apresenta sintomas leves da doença e pretende entrar em campo já no próximo sábado pela Major League Soccer (MLS).
Mesmo doente, Donovan disputou todos os 90 minutos da partida contra o México na quarta-feira, válida pelas Eliminatórias da Concacaf para a Copa do Mundo de 2010. Isso aconteceu também porque ele não havia tomado conhecimento de seu estado de saúde, o que só foi acontecer após a derrota no estádio Azteca. "Não me sentia muito bem, mas não era nada muito grave e pensei que fosse por causa da mudança de clima. Quando minhas condições pioraram, fui fazer o teste", informou ele ao diário Los Angeles Times.
Companheiro de David Beckham no Los Angeles Galaxy, de qualquer forma o atleta não desperta muitas preocupação com a doença, segundo garante o técnico da equipe, Bruce Arena. "Diseram-me que é só uma forma ligeira do vírus. Não há motivos para se alarmar e tenho certeza de que ele estará bem rapidamente".
Nesse contexto, o otimismo quanto às condições de Donovan é tão grande que ele não descarta nem a possibilidade de superar a gripe e atuar já no próximo sábado contra o Seattle Sounders, pela (MLS). "Se estiver bem não vejo razões pelas quais não deveria jogar, mas esperemos", garantiu à revista Sports Illustrated.
Antes do norte-americano, alguns casos de atletas do futebol com o vírus H1N1 já haviam sido confirmados. O meio-campista Krisztian Vadocz, do Osasuna, chegou até a ser internado, enquanto que quatro integrantes do Mônaco, cujos nomes não foram revelados, acabaram isolados do restante do plantel para fazer o tratamento adequado.