Superesportes

Upis-DF é campeã da Liga Nacional de vôlei masculino

postado em 15/08/2009 15:28
É de Brasília o título da Liga Nacional Masculina de Vôlei 2009. A UPIS (DF), vice-campeã das edições 2007 e 2008, superou o Blumenau/FMD/Furb/Barão (SC) por 3 sets 1 (25/17, 25/23, 18/25 e 26/24), em 2h02, no ginásio Poliesportivo, em Juazeiro do Norte (CE), e ficou com a medalha de ouro da competição. Na disputa de terceiro lugar, o Voltaço (RJ) garantiu seu lugar no pódio ao derrotar a FAPI (SP) por 3 sets a 1 (22/25, 25/13, 25/22 e 25/18), em 1h40.

;Foi um grande jogo. A equipe de Blumenau faz um trabalho do mais alto nível há vários anos e foi uma adversária incrível nesta decisão. Sabíamos das dificuldades que nos esperavam e viemos preparados para tudo;, comenta o ponteiro Everaldo, que marcou 18 pontos, um a menos que oposto Renato, também da equipe do Distrito Federal.

Depois de vencer os dois primeiros sets da decisão, a equipe de Brasília perdeu a terceira parcial e tinha placar contrário de 24/20 no quarto set, quando emplacou uma série de seis pontos consecutivos e ficou com o título.

;Acabamos buscando um set que parecia perdido. Foi na disposição mesmo. Acho que tivemos mais coração nos momentos decisivos e isso fez a diferença a nosso favor;, comemora o técnico Flavio Thiessen, lembrando que metade da equipe, além dele próprio, permaneceram no Ceará para a disputa dos Jogos Brasileiros Universitários, que começam nesta segunda-feira.

O jogo - A primeira parcial da decisão foi equilibrada até o meio, quando a UPIS marcou quatro pontos consecutivos e tomou a dianteira (16/11). Jogando solta a equipe do Distrito Federal abriu 21/14 antes de fechar em 25/17 com Everaldo bloqueando Mano Tora.

No segundo set, quem começou melhor foi o Blumenau/FMD/Furb/Barão, que foi para o primeiro tempo técnico com três pontos de vantagem quando Picolli explorou o bloqueio brasiliense: 8/5. Mantendo a tranqüilidade, a equipe do Distrito Federal retomou o controle e virou o marcador em 19/18 com Everaldo atacando no meio do bloqueio. Na reta final, o time catarinense voltou a equilibrar e empatou o set em 23/23 com um bloqueio de Caio, mas a UPIS fechou em 25/23 com um ataque do central Orestes.

Assim como no set anterior, o Blumenau/FMD/Furb/Barão saiu na frente na terceira parcial. No entanto, desta vez a equipe catarinense, que teve 8/7 a seu favor no primeiro tempo técnico e 16/10 no segundo, manteve a vantagem até o fim da parcial, quando Picolli atacou forte na diagonal: 25/18.

Mantendo o bom ritmo, o time catarinense sustentou uma vantagem de dois pontos durante boa parte do quarto set. No fim, com um bloqueio de Rodrigo sobre Caio, a UPIS encostou em 17/16 e empatou o jogo no vigésimo ponto com o levantador Brasília parando Picolli. Na sequência, aproveitando dois contra-ataques e marcando um ponto de bloqueio, a equipe catarinense respirou novamente: 24/20. Quando o set parecia decidido, a UPIS mostrou sua força, marcou seis pontos consecutivos e venceu o jogo após um ataque para fora de Caio: 26/24.

Responsável pelos saques que desestabilizaram a recepção adversária nos últimos pontos, o central Aurivam revela sua estratégia.

;Foi bastante complicado, pois além de ser um momento crítico do jogo, que não permitia falhas, eu vinha de um saque errado na passagem anterior. Por isso, meu pensamento foi passar o saque para o outro lado buscando o líbero da equipe catarinense, que era o jogador que na minha avaliação estava sentindo mais a pressão da partida;, conta o central, que fez questão de enaltecer o trabalho da equipe.

;Todos na UPIS merecem muito esta conquista, desde os jogadores e a comissão técnica à Universidade, que nos dá um apoio incrível. Os vice-campeonatos das duas últimas temporadas estavam marcados e agora conseguimos superá-los;, vibra Aurivam.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação