Superesportes

Em jogo emocionante, Vasco bate Lusa de virada no Canindé

postado em 15/08/2009 18:20
O Vasco mostrou raça e conseguiu vencer, de virada, por 3 a 1 a Portuguesa, neste sábado (15/08), no Canindé, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Com gols de Gian, Adriano e Elton, o time carioca conquistou os três pontos e se igualou ao Atlético-GO, com 36 pontos, mas segue na vice-liderança da competição. Já os paulistas seguem com 27 e perderam a chance de voltar ao G-4.

A partida começou movimentada, mas com muitas faltas. No entanto, no primeiro ataque da Portuguesa, o time da casa abriu o placar. Logo aos quatro minutos, Fellype Gabriel cruzou rasteiro e achou Dinei, livre. O atacante dominou sozinho dentro da área e chutou cruzado sem chance para Fernando Prass.

Mesmo após o gol, o Vasco não conseguia organizar um ataque perigoso. A Portuguesa seguia melhor e pressionava a equipe carioca. No entanto, os paulistas não assustavam o goleiro vascaíno, pois insistiam em cruzamentos para a área. A partir dos 15 minutos o Vasco passou a equilibrar o jogo e organizar bons ataques. No entanto, as tentativas cariocas esbarravam na defesa da Portuguesa. O meia Carlos Alberto, que sofria marcação especial, pouco aparecia.

Já estando melhor na partida, o Vasco deu seu primeiro chute a gol aos 22 minutos, em cobrança de falta de Gian que o goleiro Fábio espalmou para fora da área. A partir dai, a partida inverteu, com a Portuguesa não conseguindo organizar bons ataques.

Depois dos 25 minutos, o Vasco praticamente fez uma blitz no campo da Portuguesa e assustou em dois lances: em um chute de longe de Nílton, que assustou Fábio e após um escanteio Gian cabeceou e obrigou o goleiro paulista a fazer grande defesa. No entanto, a resposta dos donos da casa veio aos 33 minutos, quando Dinei acertou a trave de Fernando Prass depois de ótima jogada de Héverton.

Após este lance, a partida ficou mais equilibrada e com poucas chances de gol até o intervalo. A exceção foi aos 44 minutos, quando a Portuguesa quase ampliou no que seria um golaço. Fernandinho cruzou rasteiro pela direita e Héverton finalizou de letra. O goleiro Fernando Prass se esticou e conseguiu impedir o segundo gol do time paulista.

O segundo tempo começou como o primeiro. A Portuguesa pressionando e o Vasco cometendo muitos erros e não conseguindo armar nenhum ataque. Aos seis minutos o time da casa quase ampliou após Preto chutar e Fernando Prass espalmar para fora.

O lance acordou o Vasco, que passou a equilibrar a partida e chegar mais próximo do gol de Fábio. Com isso, o empate não demorou a chegar. Aos 11 minutos, Carlos Alberto cobrou falta pela direita na cabeça de Gian, que colocou no canto do goleiro da Portuguesa.

Nos minutos seguintes, cada equipe teve um jogador expulso: o volante Ygor, da Portuguesa, foi expulso um minuto depois do gol após fazer falta em Alex Teixeira. Como já tinha cartão amarelo, recebeu o segundo. Três minutos depois, foi Ernani que recebeu o vermelho por fazer falta no meio-de-campo. Ele também já tinha cartão.

Depois das expulsões, a partida voltou a ficar muito movimentada, com as duas equipes criando boas chances de gol. Pela Portuguesa, Acleisson arriscou de fora da área e a bola passou perto do gol de Fernando Prass. Já pelo Vasco, Carlos Alberto fez boa jogada e cruzou, mas a zaga tirou na pequena área.

Aos 22 minutos, a Portuguesa teve duas chances: Edno, driblou o goleiro e chutou, mas Vílson salvou na linha. Logo depois, Preto arriscou de longe e Fernando Prass defendeu. Após o susto, o Vasco voltou a equilibrar a partida, mas os lances de gol diminuíram.

Mais organizado em campo, o Vasco conseguiu a virada aos 37 minutos. Alex Teixeira fez boa jogada pela direita, tocou para Elton, que dentro da área cruzou para Adriano colocar para as redes.

No lance do gol o atacante Elton se machucou e passou a atuar no sacrifício, pois o técnico Dorival Júnior já havia feito as três substituições. A Portuguesa ainda tentou impor uma pressão, mas parou na retranca vascaína, que soube segurar o resultado.

Nos acréscimos, Enrico ainda sofreu pênalti de Preto, que acabou expulso. Elton cobrou e marcou o terceiro gol vascaíno, aos 49 minutos. A partida continuou por mais um minuto, mas o placar terminou o mesmo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação