postado em 15/08/2009 20:00
Andy Murray é o novo vice-líder do ranking mundial. Cabeça número 3 do Masters 1.000 de Montreal, o tenista escocês eliminou o francês Jo-Wilfried, sétimo favorito ao título, neste sábado (15/08). Com este resultado, ele se classifica para a decisão do torneio disputado no piso duro e ainda desbanca o espanhol Rafael Nadal.Murray quebrou um jejum de mais de quatro anos. No dia 18 de julho de 2005, o australiano Lleyton Hewitt era o segundo colocado do ranking mundial, atrás de Roger Federer. Desde então, apenas o suíço e Rafael Nadal se alternaram nas duas primeiras colocações da lista da ATP.
Com a vaga na final em Montreal, Murray totaliza 8.850 pontos e se consolida como o britânico mais bem colocado desde que o ranking foi criado. Eliminado pelo argentino Juan Martin Del Potro nas quartas de final no Canadá, Nadal fica com 8.665 pontos, agora no terceiro posto. Roger Federer segue no topo da lista da ATP.
Apesar do baixo aproveitamento no saque, Murray foi mais eficiente nos break-points que teve durante o jogo contra Tsonga. Depois de quebrar o saque do rival duas vezes no primeiro set, ele teve frieza no tie-break da segunda parcial e garantiu o triunfo com parciais de 6/4 e 7/6 (10-8).
Desta forma, o escocês ainda desempata o confronto direto diante do tenista francês. Em três encontros no circuito da ATP, ele detém duas vitórias. Em 2007, Murray venceu nas quartas de final de Metz. No ano seguinte, Tsonga conquistou sua única vitória na primeira rodada do Aberto da Austrália.
Com presença garantida na final, Murray apenas espera pelo vencedor do confronto entre o norte-americano Andy Roddick e o argentino Juan Martin Del Potro. O escocês de apenas 22 anos já contabiliza três títulos de nível Master: Miami (2009), Madri e Cincinnati (2008).