postado em 15/08/2009 20:30
O Palmeiras entrou em campo neste sábado (15/08) para encarar o Botafogo na esperança de somar três pontos e ainda contar com um tropeço do Internacional diante do Santo André, no ABC, para assegurar, matematicamente, o 'título' do primeiro turno. Mas não conseguiu nenhuma das duas coisas.
Diante de um adversário bem armado e empolgado com a estreia do técnico Estevam Soares, o Verdão encontrou dificuldades e deixou o campo somente com um empate: 1 a 1. Suficiente para manter a ponta momentânea, com 38 pontos, mas não para comemorar o titulo simbólico, já que o Inter, com dois jogos a menos, bateu o Santo André e foi a 33.
O Palmeiras estreia no returno da competição quarta-feira, às 21h50, diante do Coritiba, fora de casa. O Botafogo entra em campo na mesma noite, só que um pouco mais cedo, às 19h30, para encarar o Santo André, no Engenhão.
O jogo: A estreia do técnico Estevam Soares renovou os ânimos do Botafogo e os cariocas entraram em campo neste sábado dispostos a complicar a vida do líder do Campeonato Brasileiro. Marcando forte no meio-campo e apostando alto nos lançamentos de Lúcio Flávio para abastecer eventuais contra-ataques, o Alvinegro cumpriu o prometido e chegou até a abrir o marcador, com André Lima, em chute forte, aos 24 minutos.
Antes, porém, levou os dois primeiros sustos da partida, primeiro em cabeçada de Diego Souza e depois em cobrança de falta de Cleiton Xavier, que recebeu passe de Souza e soltou um chute forte, que explodiu na trave.
Em vantagem no placar, os cariocas se aproveitaram dos espaços nos contra-ataques e poderiam ter descido para os vestiários tranquilos, caso a arbitragem tivesse marcado as faltas de Pierre em cima de Lúcio Flávio e de Armero em cima de Thiaguinho, ambas dentro da área.
Quando tudo parecia complicado para o Palmeiras, que via todas as suas tentativas de ataque pararem na noite infeliz de Ortigoza, a jogada mais forte do time fez a diferença: Cleiton Xavier cobrou falta para a área e Danilo, com um desvio de cabeça, mandou para o gol, aos 32 minutos, empatando o duelo e garantindo a igualdade na descida para o intervalo.
Velocidade máxima: O segundo tempo do choque entre paulistas e cariocas começou com intensa correria e logo aos dois minutos Marcos fez um verdadeiro 'milagre' para evitar o segundo gol botafoguense, ao tirar com os pés um chute de André Lima dentro da pequena área.
A resposta do Palmeiras veio em jogada de Ortigoza, que brigou pela bola na direita, ganhou e cruzou para Diego Souza, que desviou de raspão e por pouco não virou o jogo. No lance seguinte, o mesmo Diego Souza foi lançado e avançou sozinho em direção ao goleiro, mas, na hora de dar a finta em Flávio, se atrapalha e entrega a bola ao camisa 1 botafoguense, levando a torcida à loucura.
Boa figura pelo lado esquerdo, Armero também teve ótima chance para virar o jogo após jogada bem trabalhada, mas o chute forte, cruzado, parou em linda defesa de Flávio, até esta noite apenas a terceira opção no gol do Botafogo.
Com o estreante Robert em campo no lugar de Sandro Silva a partir dos 22 minutos a pressão palmeirense aumentou. Daniel Lovinho também entrou em campo para incendiar o jogo e o Palmeiras buscou de todas as formas a virada, mas acabou esbarrando na forte marcação botafoguense e deixou o campo sem comemorar a conquista simbólica do título do primeiro turno.