Superesportes

Rossi vence, vê Lorenzo cair de novo e se aproxima do título

postado em 16/08/2009 10:25
Ainda faltam seis etapas para o fim da temporada 2009 da MotoGP, mas se pode dizer que Valentino Rossi ficou muito perto do heptacampeonato já neste domingo (16/08). Cauteloso, o italiano vinha sendo superado por Jorge Lorenzo no Grande Prêmio da República Tcheca quando viu o espanhol cair pela segunda vez seguida e lhe ceder uma tranquila vitória. Agora, o piloto mais experiente tem 50 pontos de vantagem na ponta do Mundial.

Em 2008, seu ano de estreia na categoria, Lorenzo já havia ficado conhecido pelo alto número de quedas, tendo inclusive fraturado o pé e o tornozelo, porém vinha sendo bem mais consistente neste campeonato até a corrida da Inglaterra. Em 26 de julho, ele já se acidentu quando estava na primeira posição, mas seu prejuízo não foi tão grande porque Rossi também cairia depois e perderia uma grande oportunidade de ganhar terreno na classificação geral.

O cenário, por outro lado, não se repetiu em Brno, onde o italiano conquistou a pole position e liderava as ações até a 16; volta, momento em que se viu superado pelo companheiro de Fiat Yamaha. O espanhol, contudo, não permaneceu nessa posição nem ao menos por um giro, pois perdeu o controle de sua moto em seguida ao tentar se defender do troco do oponente.

Com a queda do maior rival rumo ao sétimo título mundial, Rossi não teve mais problemas, visto que Dani Pedrosa, que era o terceiro colocado na ocasião, já estava a mais de dez segundos atrás. O homem da Repsol Honda, ao final, acabou herdando a segunda posição por causa de seu compatriota e foi acompanhado no pódio por outro espanhol, Toni Elías, que levou a melhor em grande batalha com o italiano Andrea Dovizioso.

Vencedor na República Tcheca, o ;Doutor; teve todos os motivos para sorrir, em uma etapa que lembrou muito a do ano passado. Na ocasião, Casey Stoner era o homem que buscava tirar a taça de Valentino Rossi, entretanto também caiu, entregando a vitória e fazendo sua desvantagem na tabela subir para 50 pontos.

O número, curiosamente, repete-se agora com relação a Jorge Lorenzo, e o piloto de 30 anos está deixando Brno bem mais perto do hepta. Até o final do ano, a MotoGP passa por Estados Unidos, San Marino, Portugal, Austrália, Malásia e Espanha, havendo mais 150 tentos em disputa.

Confira o resultado final do Grande Prêmio da República Tcheca:

1: Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha) - 43m08s991
2: Daniel Pedrosa (ESP/Repsol Honda) - 11s766
3: Toni Elías (ESP/Honda Gresini) - 20s756
4: Andrea Dovizioso (ITA/Repsol Honda) - 21s418
5: Loris Capirossi (ITA/Suzuki) - 21s538
6: Nicky Hayden (EUA/Ducati) - 25s544
7: Colin Edwards (EUA/Yamaha Tech 3) - 25s676
8: Alex de Angelis (SMR/Honda Gresini) - 34s109
9: James Toseland (ING/Yamaha Tech 3) - 35s617
10: Randy de Puniet (FRA/Honda LCR) - 39s824
11: Chris Vermeulen (AUS/Suzuki) - 40s776
12: Niccolo Canepa (ITA/Pramac Racing) - 50s661
13: Gabor Talmacsi (HUN/Honda Team Scot) - 59s188

Não completaram:

Mika Kallio (FIN/Ducati)
Marco Melandri (ITA/Karasawi)
Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha)
Michel Fabrizio (ITA/Pramac Racing)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação