postado em 16/08/2009 11:51
Fabiana Murer, no salto com vara, e Gisele de Oliveira, no salto triplo, são as brasileiras que disputam finais neste domingo (16/08), no Mundial de Atletismo, em Berlim. Fabiana estará no Estádio Olímpico a partir das 13h45. Um pouco mais tarde, a partir das 15h, será a vez de Gisele competir.Favorita absoluta ao terceiro título seguido, a recordista mundial e campeã olímpica Yelena Isinbayeva reduz a disputa do salto com vara às disputas pelas medalhas de prata e bronze entre as demais 11 finalistas.
"Acho que um grupo de cinco atletas lutarão pelas medalhas de prata e de bronze", confirma Fabiana, que nesta véspera de final ganhou folga do treinador Elson Miranda. "Será uma disputa dura, mas me vejo com chance de dar uma medalha ao Brasil", afirma.
Fabiana estabeleceu em 07 de junho deste ano o recorde sul-americano da prova, ao vencer o Troféu Brasil Caixa com 4,82m - segunda melhor marca da temporada, atrás apenas dos 4,85m de Isinbayeva, que na final olímpica de Pequim-2008, alcançou 5,05m.
Além de Isinbayeva, as principais adversárias da brasileira na luta pelas vagas no pódio, são as polonesas Ana Rogowska e Monika Pyrek, a russa Yuliya Golubchkova e a alemã Silke Spiegelburg. "Penso que quem saltar 4,80m subirá ao pódio", completa a saltadora.
Na final do triplo, Gisele de Oliveira entra com o objetivo de ficar entre as oito primeiras. Na prova, as 12 finalistas têm direito a dar três saltos cada uma. As oito melhores continuam na disputa e dão mais três saltos, para definir a classificação final.
"Estou bem e acho que posso conseguir isso", afirma Gisele. Ela sabe que, se melhorar seu recorde pessoal, poderá garantir isso. "Meu melhor salto é 14,28m (conseguido em 2008)", lembra. "Se chegar a 14,40m, estarei entre as oito primeiras", aposta a triplista.