Superesportes

O início do adeus de um ídolo

Ratto se despe das quadras, mas pretende continuar com trabalhos dentro do esporte

postado em 17/08/2009 09:00
Em dezembro deste ano, a torcida do Universo deve se despedir de um dos jogadores mais queridos da cidade: o armador Ratto. Aos 40 anos de idade, o baiano André Luis Guimarães Fonseca anunciou a sua aposentadoria. O adeus das quadras, no entanto, veio antes do que Ratto planejava. Até mês passado, o armador mantinha o discurso de que pretendia jogar ainda por uns dois ou três anos pelo menos. ;Eu não gostaria, não. Vai ser doloroso;.

Ratto (E) e Pipoka fundaram uma Organização Social (OS)Para prestar a devida homenagem ao atleta, a diretoria do Universo planeja fazer uma série de despedidas: cada partida da NBB será anunciada como a ;última de Ratto; contra aquela equipe. Em dezembro ou janeiro, dependendo do calendário, o time deve organizar uma bela festa na partida oficial de adeus do armador. ;Tudo vai ser despedida. Vou procurar curtir o máximo;, promete Ratto. Mas os amigos e companheiros de equipe sabem que o atleta é disciplinado demais para isso. Afinal, não é à toa que mesmo com 40 anos, ele é um dos que tem o melhor preparo físico no time candango.

O amigo Pipoka, que se aposentou em 2007, sabe bem o que Ratto está passando. ;A gente demora pelo menos um ano e meio para se ;destreinar;;, explicou. E ainda aponta mais uma dificuldade: ver o corpo atlético se transformando. ;Eu sempre tive barriga de tanquinho, é duro demais vez esta barriguinha agora;, conta, sorrindo, o ex-pivô.

Baiano da gema e com passagens por um grande time como Flamengo, e pela Seleção Brasileira, Ratto optou por de despedir das quadras em Brasília por um simples motivo: foi na capital federal que ele encontrou o reconhecimento pelo seu trabalho nas quadras. ;Quando a tocha olímpica passou por Salvador, eles nem lembraram de mim. Aqui em Brasília me convidaram para o revezamento. Me tornei um cidadão de Brasília;, justificou.

Novos projetos fora de quadra

Quem pensa que com a aposentadoria Ratto deixará Brasília, está enganado. Ao contrário, foi um projeto fora das quadras na cidade que o fez decidir parar de jogar. Ratto fundou, ao lado do ex-companheiro Pipoka e do supervisor do Universo, Marco Bajo, o Espanha, uma Organização Social (OS). Segundo Pipoka, a ideia era montar uma equipe de basquete em Brasília, mas para isso, eles descobriram que precisavam de uma empresa. Surgiu então o Instituto Basquete em Ação Ratto Pipoka.

Para começar, o instituto está pleiteando a administração da Vila Olímpica de São Sebastião. O resultado deve sair em outubro. ;Vamos colocar como foco principal o basquete, mas trabalhando tudo;, explicou Pipoka. Experiência, não vai faltar. ;Se tem uma coisa que eu sei fazer é basquete;, destacou Ratto.

O instituto de Ratto e Pipoka ainda pretende ajudar núcleos existentes. ;A ideia é montar escolinhas em cada cidade do Entorno;, explicou o armador. Para isso, eles contam com a experiência de Espanha, que já foi o responsável por 15 unidades do programa 2; Tempo, do Ministério do Esporte. Ratto ainda lembra que, com um ano da OS, eles poderão entrar com projetos pela Lei de Incentivo. E resume: ;Tudo que eu fiz até hoje foi o basquete que me proporcionou. Está na hora de retribuir;, finaliza.

QUEM É ELE

Ratto

Nome Completo: André Luis Guimarães Fonseca

Posição: Armador

Data de nascimento: 4/3/1969

Naturalidade: Salvador (BA)

Altura: 1,81m

Clube atual: Universo/BRB (DF)

Clube que começou a jogar: AA Bahia (BA)

Clubes em que jogou: AA Bahia(BA), Climax (SP), Porto Feliz (SP), Suzano(SP), Jales (SP), Mogi das Cruzes (SP), Flamengo (RJ), Ajax (GO) e Telemar (RJ).

Principais Resultados

Pela seleção

Campeão dos Jogos Pan-Americanos (Canadá ; 1999)

Bicampeão Sul-Americano (Brasil ; 1993 e Argentina ; 1999)

Pelos clubes


Bicampeão Brasileiro (Telemar ; 2005 e Universo ; 2007)

Campeão da Supercopa Brasil (Universo/DF ; 2003)

Campeão da Copa Centro-Sul (Ajax/GO ; 2002)

Tricampeão Carioca (Flamengo ; 1998 e 1999 e Telemar ; 2004)

Bicampeão Goiano (Ajax ; 2002 e 2003)

Campeão Paulista (Mogi ; 1996)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação