Superesportes

Classificados à Superliga estudam participação no torneio

postado em 17/08/2009 15:37
Encerrada no último sábado, a Liga Nacional classificou quatro equipes para a Superliga. No feminino, Cativa/Oppnus/Santa Catarina (SC) e São Bernardo (SP). No masculino, UPIS (DF) e Blumenau/FMD/Furb/Barão (SC). Para validarem suas inscrições, os times precisam preencher os pré-requisitos da principal competição de clubes do Brasil.

Entre as quatro equipes classificadas, a Cativa/Oppnus/Santa Catarina, campeã do torneio feminino, é a única que trata a participação na Superliga como uma certeza. O clube, nascido da fusão entre os times de Pomerode (SC) e Brusque (SC), garante estar com o planejamento todo traçado para a disputa da competição.

"Tínhamos duas equipes no Estado, uma em Pomerode e outra em Brusque. Ambas tinham orçamentos limitados e conseguimos uni-las em prol de um projeto maior. Está dando certo. Temos Pomerode como base para treinos, mas realizaremos jogos também em Brusque. Em relação à equipe, a base será a da Liga Nacional, com a contratação de uma jogadora com quem estamos negociando", diz o técnico Rogério Portela.

Apoiada por uma Universidade em Brasília, a UPIS, campeã no masculino, ainda depende de alguns acertos para disputar a Superliga. O time, formado basicamente por atletas universitários, tem outras prioridades, de acordo com o treinador Flávio Thiessen.

"A Universidade é uma grande parceira e oferece enorme apoio à nossa equipe, mas não está entre suas prioridades que o time dispute competições profissionais como a Superliga. Para isso, precisaríamos buscar outros parceiros, que estivessem dispostos a entrar com o investimento necessário para cobrir as despesas da competição. Temos alguns projetos para viabilizar este suporte, mas não está nada fechado", explica.

Vice-campeã da Liga Nacional feminina, a equipe de São Bernardo busca um investidor forte para confirmar sua participação. Segundo o técnico José Alexandre Devesa, as negociações estão abertas. Ele destaca que o time fez sua parte, mas diz que ainda não tem nada acertado.

"Agora, dependemos de outras questões, como o surgimento de um novo patrocinador ou o aumento do apoio da prefeitura, que é o nosso único parceiro no momento, para termos condições de arcar com os custos da competição. Seria ótimo disputar a Superliga, mas não temos nada em vista", diz Devesa.

Com cinco participações na Superliga no currículo, o Blumenau/FMD/Furb/Barão, vice-campeão no masculino, vive uma situação curiosa, já que não esperava conquistar a classificação para o torneio. A meta da equipe era apenas oferecer experiência aos atletas mais jovens para eventualmente retornar à competição no futuro.

"Podemos dizer que esta classificação nos pegou um pouco desprevenidos. Voltar à Superliga era uma meta um pouco mais distante. Possuímos um projeto grande em Blumenau, que atende mais de 500 crianças. Temos outros parceiros em vista, mas dependemos de alguns acertos para definir nossa volta ou não", diz o técnico André Luiz Donega.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação