Superesportes

Sem apoio, atleta vai embora

O brasiliense Kitaro Bemfica embarcou para a Bahia em busca de aperfeiçoamento no esporte

postado em 18/08/2009 09:24
A calma e a serenidade são características que tornam Kitaro Bemfica, de 16 anos, um atleta diferente dos outros meninos da sua idade. Além de ser extremamente dedicado ao hipismo, sua grande paixão, ele foge à regra quando é citado, como um dos únicos cavaleiros que não tem o próprio animal para competição.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, isso nunca foi problema para o jovem. O atleta realizou esta semana outro grande desafio em sua vida. Deixou para trás a família e amigos para se dedicar ao esporte, na hípica Chuin, em Camaçari, na Bahia, onde mora atualmente.

Desde os seus nove anos, o brasiliense montou diversos cavalos e venceu algumas competições, inclusive um Campeonato Brasileiro este ano, em São Paulo. O notável dom de ensinar os animais e sua dedicação quase que integral ao esporte deram ao atleta visibilidade e oportunidades dentro do hipismo. ;Quando fazia escola de equitação não era necessário ter o meu próprio animal. Quando precisei, ganhei um do pai de um aluno;, contou.

A servidora pública, Márcia Regina da Cunha, mãe do cavaleiro, muito preocupada em sua preparação para as competições já estava se dedicando para adquirir um bom animal pra presentear o filhão. ;Eu estava me preparando para comprar um bom cavalo, mas ele sempre se virou. Se mostrava muito preocupado em eu não gastar além do que podia;, explicou.

A parceria do atleta com o primeiro animal durou apenas dois anos, mas o suficiente para prepará-lo. ;O Malevaje, apelido dado ao cavalo, era mais velho e sabia bem mais do que eu. Com ele eu aprendi muito;. Mas um problema na pata levou o animal a se aposentar das pistas. Kitaro foi então convidado para montar um cavalo que parecia estar condenado às provas. Medroso, o Van Cliff não saltava mais. Diante de obstáculos, ele se recusava a continuar qualquer percurso. Mas o jovem cavaleiro trabalhou e conseguiu colocar o animal de volta às competições.

A parceria com esse cavalo durou três anos e acabou, há poucos dias, com a mudança de Kitaro para Camaçari. Na hípica, ele segue em busca de continuar o trabalho com os animais, além de competir e ensinar jovens como ele. A responsabilidade é ainda maior, porque Kitaro vai substituir um cavaleiro que tinha o dobro da idade dele. A experiência com os animais também deu ao atleta a chance de dar aulas na escola de equitação. ;Vou morar na própria hípica, dar aula, ganhar salário alimentação e estudar. É o começo da profissionalização. Essa é a primeira vez que vou morar longe de casa, mas acho que vai ser uma boa experiência. Um dia isso ia acontecer;, concluiu.


Quem é ele?

Nome: Kitaro Baldaia Bemfica
Nascimento: 24/1/1993 - Brasília
Categoria: Junior - 16 a 18 anos (1,40)
Local que vai treinar: Chuin
Títulos:
; Campeão Brasiliense Mirim
(12 a 14 anos) - 2007 -
Cavalo Datcha (emprestado)
; Campeão Brasiliense Pré-Junior (14 a 16 anos) 2008 - Cavalo Van Cliff (doado)
; Campeão Brasiliense Junior (15 a 18 anos) 2009 - Ravena (emprestado)
; Campeão Brasileiro Junior 2009 - Ravena

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação