postado em 18/08/2009 12:16
Vencedor de quatro corridas em dois anos de GP2, Romain Grosjean foi definido como "um jovem com um talento impressionante" por Flavio Briatore e "um ótimo piloto" por Pat Symonds. Como se não bastasse, o franco-suíço ainda recebeu elogios de Fernando Alonso e estreará na Fórmula 1 com muita moral dentro da Renault.
Grosjean entrou no programa de desenvolvimento de pilotos da equipe em 2006 depois de ganhar o título francês de Fórmula Renault. Desde então, vem sendo preparado para que o time finalmente tenha um piloto local na elite do automobilismo mundial - o último foi Patrick Tambay, em 1985. Ele, aliás, nem na França nasceu e sim na Suíça, mas tem dupla-cidadania e corre sob a bandeira gaulesa "provavelmente por causa da Renault", segundo avaliou à GE.Net no último sábado o brasileiro Lucas di Grassi, que era o outro candidato natural a substituir Nelsinho Piquet.
Tentando negar que a nacionalidade de Grosjean tenha influenciado na escolha da montadora confirmada nesta terça-feira, o chefe de engenharia Pat Symonds rasgou elogios ao estreante, até aqui o vice-líder da temporada da GP2. "Acho que Romain possua uma ótima habilidade como já demonstrou muitas vezes na GP2, certamente é um dos melhores dessa série em ultrapassagens".
O dirigente, porém, não espera um brilho imediato da parte do jovem de 23 anos, visto que este jamais pôde treinar oficialmente com o modelo RS 29. "Levará um tempo até que ele se acerte na Fórmula 1, mas tenho certeza de que se adaptará bem, sendo que realizou muitos testes de aerodinâmica e gastou muito tempo com o time indo às corridas deste ano".
Alonso aprova novato: Também nesta terça-feira, Romain Grosjean definiu Fernando Alonso como um "grande campeão" e "talvez o melhor piloto da Fórmula 1", e teve as palavras retribuídas pelo espanhol logo depois. O homem das Astúrias, nesse contexto, acredita que a pausa das atividades por um mês e o fato de ter um novo parceiro dará mais motivação à Renault visando ao fim da temporada.
"Estou ansioso para trabalhar com Romain, que fará um bom trabalho com certeza. Já tenho um bom relacionamento com ele e tomara que possa nos ajudar a marcar pontos importantes para o campeonato", resumiu o bicampeão mundial.