postado em 19/08/2009 12:27
A queda no Grande Prêmio da República Tcheca e a consequente vitória realmente abalaram as declarações de Jorge Lorenzo. Depois de admitir que, salvo por "algo raro", o título da MotoGP em 2009 já está perdido, o espanhol apareceu agora com objetivos modestos rumo ao fim da temporada: terminar em um posicionamento melhor que o quarto lugar obtido no ano passado.
No último domingo, Lorenzo cumpria grande corrida de recuperação em Brno saindo do quarto lugar para a ponta a seis voltas da linha de chegada. À frente de Rossi, porém, ele não permaneceu nem ao menos por um giro, visto que perdeu o controle de sua Fiat Yamaha e cedeu um tranquilo êxito ao companheiro, que abriu 50 pontos de vantagem no Mundial.
Como há apenas mais seis etapas em disputa neste ano, o piloto mais jovem já decretou o fim das chances de título. Cauteloso, ele não dá como ganha nem a disputa para ser o vice-campeão, embora tenha 12 pontos de vantagem para Casey Stoner - que, com problemas físicos, não disputará os dois próximos grandes prêmios - e 27 para Dani Pedrosa.
"Meu objetivo é melhorar o quarto posto do ano passado", afirmou à revista DT Lorenzo, com uma meta bem menor àquela da sexta-feira, quando havia dito que ultrapassar Rossi era possível. "O mais importante é crer em você mesmo e ter muita paciência. Encontro-me em uma situação privilegiada, com mais experiência e as mesmas armas que os outros. A constância e o trabalho duro são meus aliados", emendou ele.