postado em 19/08/2009 13:59
A derrota por 2 x1 do Atlético-GO contra o Bahia abriu caminho para o Vasco assumir a liderança da Série B no próximo sábado, quando recebe o Ipatinga no Maracanã, pela última rodada do primeiro turno. O time carioca soma os mesmos 36 pontos do goiano, mas leva desvantagem no critério de desempate.
Ao longo das últimas semanas, os cruz-maltinos procuraram minimizar o interesse em liderar a competição, lembrando que o mais importante é assegurar o acesso para a elite do futebol nacional. Mas, com a chance concreta de a ponta ser conquistada neste sábado, não escondem a vontade de assumirem a primeira colocação na tabela.
"O nosso foco está sempre na conquista das vitórias, pois cada ponto conquistado vai nos facilitar na luta pela vaga na Primeira Divisão, que é o grande objetivo do Vasco para esta temporada. Como a liderança neste sábado será conquistada se ganharmos do Ipatinga, não dá para não dizer que isso neste momento passou a ser um objetivo", disse o goleiro Fernando Prass.
Pensamento parecido tem o meia Carlos Alberto, que entende que o clube sempre tem que ter como meta conquistar os títulos que disputa. "Um time como o Vasco vai sempre entrar nas competições com o pensamento de chegar em primeiro lugar ou de ser o mais eficiente. Dessa vez não é diferente. Mas o nosso foco será mesmo a vaga na Série A, de onde o time nunca deveria ter saído. Porém, se a liderança no sábado depende apenas de uma vitória nossa, vamos nos esforçar ao máximo para que ela venha", disse Carlos Alberto.
A liderança pode ser conquistada com um simples empate diante dos mineiros. Mas, para isso, será necessário que o Guarani não derrote o Juventude na noite de sexta-feira, em Caxias do Sul. Porém, um triunfo vascaíno, além da liderança, vai dar ao time de São Januário a melhor campanha da história da Série B, em seu primeiro turno, ao lado do Corinthians. No ano passado o Timão somou 39 pontos na primeira metade do torneio.