postado em 19/08/2009 18:50
As duplas brasileiras largaram bem na etapa de Aland do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, na Filnândia. Três das quatro parcerias venceram seus dois desafios no dia e se classificaram para as oitavas de final: Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa e Ana Paula/Shelda. A única derrota brasileira da quarta-feira veio com Renata/Val, que disputará a vaga na repescagem.
Juliana e Larissa triunfaram sem grandes dificuldades sobre duas duplas europeias. Na primeira partida, superaram as donas da casa Kirsi Hyttinen e Merja Korhonen, por 2 sets a 0, com parciais de 21/9 e 21/14. Em seguida, venceram as belgas Liesbeth Mouha e Liesbet Van Breedam, com 21/15 e 21/13.
Na próxima rodada, a parceria pega as norueguesas Barbara Hansel e Sara Montagnolli e terão que superar também o cansaço do final de temporada. "Larissa e Juliana estão bastante cansadas, mas conseguiram fazer bons jogos. Superaram o cansaço e o frio também. Agora é hora de dar um gás e lutar pelo título da temporada", analisou Reis Castro, técnico da dupla.
A disputa para ser a melhor parceria do ano será contra outras brasileiras, Talita e Maria Elisa, que também superaram suas adversárias sem maiores problemas. Primeiro venceram as neozelandesas Susan Blundell e Anna Scarlett (21/16 e 21/17), para depois baterem as suíças Simone Kuhn e Nadine Zumkehr (21/11 e 21/17). Suas próximas adversárias são as norte-americanas Angie Akers e Tyra Turner.
"Agora precisaremos ter atenção com as norte-americanas, que são muito fortes e eficientes na virada de bola. O importante é nos concentrarmos no nosso ataque", disse Talita.
Já Ana Paula e Shelda tiveram mais trabalho para concluírem o primeiro dia de disputas. Após vencerem as russas Galina Boyko e Anastasia Vasina (21/14 e 21/19), elas precisaram de três sets para passar pelas irmãs austríacas Doris e Stephanie Schwaiger: 17/21, 21/12 e 15/12. Nas oitavas de final elas têm pela frente as campeãs mundiais Jennifer Kessy e April Ross.
Rernata e Val também começaram o dia com vitória. Superaram as suecas Angelica Ljungquist e Karin Lundqvist (17/21, 21/11 e 15/10), mas acabaram derrotadas pelas alemãs Geeske Banck e Anja Gunther, também em três sets, 19/21, 21/19 e 15/12. Na repescagem, elas pegam as vencedoras do confronto entre Susan Blundell/Anna Scarlett e Gioria/Giulia Momoli, da Itália.