O Alvinegro carioca mostrou muita irregularidade e cometeu falhas individuais em momentos decisivos. Já o time do ABC, que não vencia há oito partidas, soube aproveitar as falhas da equipe carioca para construir a vantagem, ainda no primeiro tempo.
Com a vitória, além de quebrar o jejum, o Santo André subiu para o 15; lugar com 21 pontos ganhos, enquanto o Botafogo segue em situação delicada na tabela, já que está na 16; posição com 20 pontos ganhos.
[SAIBAMAIS]
Na próxima rodada, o Botafogo vai enfrentar o Corinthians no Pacaembu. Já o Santo André vai receber o Coritiba, no Bruno José Daniel.
O jogo
O Botafogo nem teve tempo de estudar o adversário. Logo aos quatro minutos, o lateral Cicinho arrancou pela direita e entregou para Júnior Dutra, que se livrou de Emerson com grande facilidade e tocou na saída do goleiro Flávio.
O time carioca tentou mostrar que não tinha ficado abalado e partiu para tentar o empate. Poderia ter atingido seu objetivo aos oito minutos, mas André Lima desperdiçou a chance aos oito minutos, ao escorar errado um cruzamento de Emerson.
O time do ABC continuou jogando de forma objetiva, tocando a bola para penetrar na defesa carioca. Aos 13 minutos, em contra-ataque rápido, Rômulo recebeu pela esquerda, invadiu a área e chutou cruzado, dando um grande susto na torcida alvinegra.
O Botafogo continuava sem se encontrar em campo, dependendo apenas das faltas cobradas por Juninho, que não mostrava muita inspiração nos chutes. E o zagueiro botafoguense também falhou com a bola rolando. Ele permitiu que Júnior Dutra lhe roubasse a bola, penetrasse em velocidade e tocasse para o meio da área, onde Nunes entrou para ampliar o marcador aos 15 minutos.
Surpreendida com a vantagem do Santo André, a equipe carioca passou a mostrar grande nervosismo. O zagueiro Juninho passou a ser perseguido com vaias pela torcida e os jogadores do meio campo mostravam muita lentidão, o que irritava mais ainda a galera alvinegra.
O Botafogo só atacava em lances acidentais como aconteceu aos 21 minutos, em falta cobrada por Jônatas que quase surpreendeu o goleiro Neneca. Com a boa vantagem, o Santo André preferiu recuar e tentar surpreender o adversário nas jogadas de velocidade.
Mesmo sem jogar bem, o Botafogo acabou marcando seu primeiro gol aos 41 minutos, em lance bastante contestado pelos jogadores do Santo André. Em bola cruzada para a área, André Lima subiu para matar a bola no peito, de costas para o gol, e foi tocado nas costas por Vinicius, que tentava ganhar espaço na área. O árbitro marcou o pênalti e André Lima, que havia desperdiçado uma cobrança contra o Palmeiras, aproveitou a ausência de Lúcio Flávio para assumir a responsabilidade e bater o pênalti com competência, sem dar qualquer chance para o goleiro Neneca.
O Botafogo voltou para o segundo tempo com o atacante Reinaldo no lugar do meia Jônatas e, logo nos primeiros minutos, criou duas chances de marcar o gol do empate. Aos dois minutos com Victor Simões de cabeça, que Neneca defendeu com um tapa na bola. Logo depois o goleiro deu rebote em chute de Victor Simões, e Batista se atrapalhou na hora de aproveitar o rebote.
O Santo André recuou para defender o resultado e o Botafogo passou a pressionar em busca do empate, contando principalmente com Reinaldo, que tentava tocar a bola com mais velocidade. Apesar da pressão, o time alvinegro não conseguia criar chances reais de gol.
Aos 27 minutos, o zagueiro Vinicius Orlando, que já tinha cartão amarelo, se enroscou com André Lima e acabou expulso de campo. Na cobrança da falta, Neneca fez outra boa defesa em chute de Juninho. Com um jogador a mais, o Botafogo aumentou a pressão em busca do empate, mas o goleiro Neneca seguiu bloqueando as tentativas da equipe alvinegra.
Aos 30 minutos, após bola cruzada da esquerda, André Lima ajeitou de peito para Reinaldo, que colocou a bola muito perto do gol de Neneca. O time paulista desistiu de qualquer pretensão ofensiva e apenas limitou-se a defender o resultado, o que acabou conseguindo. já que o Botafogo não teve competência sequer para chegar ao empate.
FICHA TÉCNICA - BOTAFOGO 1 x 2 SANTO ANDRÉ
Local: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 19 de agosto de 2009, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Renato da Conceição (MG)
Assistentes: Márcio Santiago (Fifa-MG) e Janette Arcanjo (MG)
Cartão Amarelo: Eduardo, Victor Simões e Batista(B); Vinicius Orlando, Júnior Dutra
Gols: BOTAFOGO: André Lima aos 41 minutos do primeiro tempo; SANTO ANDRÉ: Júnior Dutra aos quatro minutos e Nunes aos 15 minutos do primeiro tempo
BOTAFOGO: Flávio; Emerson, Juninho e Eduardo (Thiaguinho); Alessandro, Leandro Guerreiro, Jônatas (Reinaldo), Batista e Michael (Rodrigo Dantas); Victor Simões e André Lima
Técnico: Estevam Soares
SANTO ANDRÉ: Neneca; Cicinho (Elvis), Vinicius Orlando, Cris e Gustavo Nery; Fernando, Arthur, Sidney e Júnior Dutra (Cezinha); Rômulo e Nunes (Malaquias)
Técnico: Alexandre Gallo
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.