postado em 20/08/2009 09:04
Antes de o Campeonato Brasileiro começar, Flamengo e Cruzeiro eram apontados como dois dos principais favoritos ao título. Porém, nesta quinta-feira, quando se enfrentarem no Maracanã, às 21 horas (de Brasília), pela abertura do returno, as duas equipes tentarão apenas encontrar a regularidade na luta para encostarem, pelo menos, na zona de classificação para a próxima Copa Libertadores.Andrade, técnico do Flamengo, vem tentando trabalhar o aspecto psicológico de seus jogadores, que sofrem com a falta de regularidade da equipe. Para ele, é preciso que o grupo entenda que o Brasileirão é uma competição de altos e baixos e que o time ainda tem chances de se classificar para a Libertadores.
"A regularidade no Campeonato Brasileiro é uma virtude de poucos times. Por isso mesmo, precisamos encarar esse segundo turno como uma grande possibilidade de darmos uma arrancada e garantirmos a nossa classificação para a Copa Libertadores. Ninguém duvida da qualidade dos atletas do Flamengo e do potencial que esse time tem. Temos que pensar em fazer um grande jogo contra o Cruzeiro, ganharmos e abrirmos caminho", analisou Andrade.
Para o goleiro Bruno as dificuldades no returno serão ainda maiores, pois as equipes começam a entrar em campo pressionadas. Por isso mesmo ele espera que o Flamengo consiga somar muitos pontos nas próximas rodadas.
"Daqui a pouco o funil começa a ficar pior ainda, pois todos os times já terão a exata noção sobre o que vão brigar neste Campeonato Brasileiro. Então os confrontos se tornam ainda mais complicados. Precisamos começar muito bem o returno para chegarmos o mais rapidamente possível no pelotão de frente", disse Bruno.
O Flamengo está definido, mas tem muitos problemas. O lateral direito Leonardo Moura, o lateral esquerdo Juan, e os volantes Toró e Kléberson seguem vetados pelo departamento médico, sem previsão de volta. Junta-se a eles o meia Petkovic, que segue fora por conta de lesão na coxa direita. Dessa maneira, a única modificação em relação à formação que foi superada pelo Grêmio será a entrada do zagueiro Fabrício na vaga do volante Willians, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo no Rio de Grande do Sul.
Visitante indigesto: Apesar de fazer campanha decepcionante no Brasileirão, o Cruzeiro mostrou evolução num quesito que foi o ponto fraco do time em 2008. Desde que acabou a Libertadores e o foco se voltou para o nacional, foram quatro partidas fora de casa, com duas vitórias, um empate e apenas uma derrota - aproveitamento de 58,3%.
"A gente vem fazendo bons jogos fora de casa. O Maracanã é um estádio que tem espaço e vamos com o pensamento de conseguir a vitória para subir na tabela", disse o volante Henrique, autor do gol do Cruzeiro na outra vez em que a Raposa visitou o maior estádio do Brasil neste campeonato - empate por 1 x 1 com o Fluminense.
Apesar de pensar na vitória, o time mineiro não nega que terá muita atenção na defesa. "Acho que vai ser um grande jogo. O Adriano é um jogador que vamos ter a máxima atenção, pela característica, por ser um jogador finalizador, de muito perigo dentro da área. Mas acho que o duelo maior vai ser entre Cruzeiro e Flamengo. Pode-se esperar um grande jogo, um espetáculo", avaliou o zagueiro Leonardo Silva.
Para este jogo, o técnico Adilson Batista recebe um reforço para quem quer jogar nos contra-ataques: o veloz Thiago Ribeiro volta após cumprir suspensão. Já o equatoriano Guerrón, que tem a mesma característica, teve sua estreia adiada. O desfalque para a partida é o lateral direito Jonathan, com lesão muscular; Marquinhos Paraná deve ser deslocado para o setor com Fabinho entrando no meio-campo.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO x CRUZEIRO
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 20 de agosto de 2009, quinta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Cintra (SP)
Assistentes: Emerson de Carvalho (Fifa-SP) e Carlos Nogueira Júnior (SP)
FLAMENGO: Diego, David, Fabrício e Ronaldo Angelim; Everton Silva, Aírton, Lenon, Fierro e Everton; Emerson e Adriano
Técnico: Andrade
CRUZEIRO: Fábio; Marquinhos Paraná, Leonardo Silva, Thiago Heleno e Diego Renan; Fabrício, Fabinho, Henrique e Gilberto; Thiago Ribeiro e Kléber
Técnico: Adilson Batista