postado em 20/08/2009 21:05
O Brasil venceu a Venezuela, nesta quinta-feira (20.08), por 3 sets a 1 (25/23, 25/18, 23/25 e 25/22), em 1h41 de jogo, e brigará com a Argentina pelo título do Campeonato Sul-Americano de voleibol, que está sendo disputado em Bogotá, na Colômbia.
Brasileiros e argentinos se enfrentarão nesta sexta-feira, às 21h (horário de Brasília). Quem sair vencedor do confronto levará o título da competição e uma vaga para a Copa dos Campeões, que será realizada em novembro, no Japão.
Assim como havia previsto o técnico Bernardinho, o time brasileiro teve que suar para vencer os venezuelanos. Após vencer os dois primeiros sets, a equipe verde-amarela foi surpreendida pela Venezuela, que 'entrou na partida' e perdeu a terceira parcial.
O Brasil voltou para o quarto set e ficou atrás no placar durante a maior parte do tempo. Errando muito no saque, que devido à altitude deixou de ser uma grande arma do time, os jogadores tiveram que mostrar um algo a mais. Eles se superaram e conquistaram a vitória na parcial e na partida: 25/22, marcando oito pontos consecutivos.
Capitão da equipe, Giba tem certeza que ele e seus companheiros aprenderam uma grande lição na partida desta quinta-feira. "A principal coisa a ser dita é que não podemos dar sopa para o azar. Temos que estar sempre 100% ligados senão a vaca vai para o brejo", diz Giba, explicando como o time está se sentindo durante os jogos na Colômbia.
"Aqui ninguém está conseguindo sacar direito. Dessa maneira, todos os times estão jogando com o passe na mão. Isso faz com que mude a tática de todo mundo. É meio que um voleibol dos anos 80, ou até de antes", afirma Giba.
Para a partida decisiva contra a Argentina, o capitão brasileiro da uma receita, 'roubada' do levantador Marlon. "O Marlon falou uma coisa muito interessante quando terminou o jogo. Lição dada é lição aprendida. Assim iremos enfrentar a Argentina. Não muda nada. É estar focado 100% durante todo o jogo", finaliza Giba.