postado em 21/08/2009 08:58
Quinze posições separam Juventude e Guarani na tabela de classificação da Série B. Em termos de pontos, o Bugre possui 15 a mais em relação ao adversário desta sexta-feira. O oponente na última rodada do primeiro turno da Série B briga para sair da zona do rebaixamento, enquanto os campinenses estão bem acomodados no G4. Essas diferenças mostram o abismo entre as duas equipes que se enfrentam, no Alfredo Jaconi, às 21 horas.Independente do resultado, os paulistas seguirão entre os primeiros colocados da competição. Terceiro lugar, com 34 pontos, o Guarani será o único a ter passado toda a primeira metade do torneio entre os quatro primeiros colocados. Apesar da empolgação pela boa campanha, os dirigentes tentam diminuir a euforia do elenco que chegou desacreditado para a disputa da Segunda Divisão após ter sido rebaixado no Paulistão.
"Só vamos ficar aliviados de verdade no dia 30 de novembro, que é quando acaba a competição. Não adianta estar agora entre os quatro", afirma o coordenador de futebol do clube, Wilson Coimbra.
Para tentar a terceira vitória seguida, Vadão formará uma dupla de ataque inédita. Sem poder contar com Caíque, machucado, e Ricardo Xavier, suspenso, pela primeira vez ele colocará para atuarem juntos Fabinho e Nei Paraíba.
No outro oposto da tabela está o Juventude. Batalhando para sair da zona de rebaixamento, o Alviverde precisa desesperadamente quebrar uma série de três partidas sem vencer em casa. Próximo de cumprir metade do percurso da Série B, o sonho de subir de divisão foi deixado de lado para encarar o drama de não conseguir sair das últimas posições. São quatro rodadas seguidas entre os quatro últimos.
Para sair das últimas colocações nesta rodada, o Juventude precisa bater o Guarani e tirar uma diferença de cinco gols no saldo em relação ao Vila Nova, que enfrenta o Brasiliense, no sábado. O técnico Ivo Wortmann contará com duas estreias. A mais aguardada é a do meia Lopes, ex-Palmeiras. Em sua segunda passagem com a camisa esmeraldina, o jogador foi contratado em 22 de julho e após quase um mês de treinos adquiriu condições físicas para entrar em campo. Ele terá a incumbência, ao lado de Zezinho, de municiar Marcos Denner, o único atacante do time.
O isolamento de Denner tem um motivo. Ele está em Bruno Teles. O lateral esquerdo chegou ao Jaconi na terça-feira, após rescindir contrato com o Sport. Bruno é o único lateral canhoto do elenco. Sua contratação fará Wortmann abandonar o 3-5-2 e adotar o 4-5-1. A ausência de um jogador oriundo da função obrigava o treinador a adotar o esquema com três zagueiros.
O meio-campo também terá novidades. Lauro e Gustavo formarão a dupla de volantes. Formados na base juventudista, a diferença de idade entre eles é de 19 anos. "Sempre sonhava poder jogar com ele, agora estou realizando esse sonho", comentou Gustavo, de 17 anos e contrato renovado. Essas são as armas gaúchas para tentar fazer a diferença apontada na tabela diminuir quando o juiz apitar o início da partida.
FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE X GUARANI
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Data: 20 de agosto de 2009, sexta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Djalma José Beltrami Teixeira (RJ)
Assistentes: Marco Aurélio dos Santos Pessanha e Ediney Guerreiro Mascarenhas (ambos do RJ)
JUVENTUDE: Juninho; Luiz Felipe, Douglas, Nenê e Bruno Teles; Gustavo, Lauro, Léo Dias, Lopes e Zezinho; Marcos Denner
Técnico: Ivo Wortmann
GUARANI: Douglas; Maranhão, Márcio Alemão, Bruno Aguiar e Eduardo; Luciano Santos, Glauber, Cléber Goiano e Walter Minhoca; Fabinho e Nei Paraíba
Técnico: Oswaldo Alvares