postado em 21/08/2009 09:30
Assim como havia acontecido na marcha atlética de 20 quilômetros, nenhum brasileiro cruzou a linha de chegada na prova de 50 km. Atleta encarregado de abrir a participação do país no sétimo dia do Campeonato Mundial, nesta sexta-feira, Mario José dos Santos Jr. desistiu da disputa vencida pelo russo Sergey Kirdyapkin.
Mario José não resistiu ao cansaço em Berlim já na parte final do percurso, sendo que na altura do 30º quilômetro ocupava a 34ª posição. Depois, ele acabou abandonando e se juntando a Moacir Zimmermann e José Alessandro Bagio, que respectivamente por punição e desistência não haviam completado a marcha atlética mais curta, disputada no último dia 15.
Mario José, que havia sido o 41º colocado na mesma prova em Pequim-2008 e 40º em Atenas-2004, viu a Rússia confirmar o domínio da modalidade nesta sexta. Ao vencer com o tempo de 3h38min35, Sergey Kirdyapkin acompanhou os compatriotas Valerie Borchin e Olga Kaniskina, que haviam faturado o ouro nas marchas de 20 km masculina e feminina.
Dominante, Kirdyapkin se sagrou bicampeão mundial (repetiu o feito obtido em Helsinque, há quatro anos) com uma vantagem de quase três segundos para o vice-líder, o norueguês Trond Nymark, medalhista de prata com 3h41min16. O espanhol Jesús Angel García ficou em terceiro: seu tempo foi de 3h41min37.