postado em 21/08/2009 15:01
O retorno para a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro fez com que a diretoria do Botafogo fosse ao mercado para tentar contratar reforços e facilitar o trabalho do técnico Estevam Soares. O vice-presidente de futebol do clube, André Silva, recebeu do treinador uma lista com os nomes dos atletas que serão procurados nos próximos dias.
Alguns deles já foram tentados nesta sexta-feira e as transações estão em aberto. Como o mercado de fora do Brasil está muito concorrido, o Glorioso decidiu focar na Série B do Brasileirão.
"A torcida do Botafogo pode ter a certeza de que a diretoria está trabalhando para reforçar o elenco e ajudar o Estevam a tirar o time desta situação. Creio que poderíamos estar em melhor situação na tabela de classificação com o atual grupo, mas as coisas não estão acontecendo conforme o esperado", disse André.
Estevam pediu aos dirigentes a contratação de dois zagueiros e de um apoiador. Para a defesa foi tentado Gabriel, que vem se destacando pelo Paraná Clube. Porém, o clube não quis abrir negociações, já que foi proposta uma troca pelo volante Túlio Souza. Marcelo Godri, do Bragantino, passou então a ser o foco.
Para o meio-de-campo o preferido é Héverton, da Portuguesa. O clube paulista, por intermédio de seu presidente, Manuel da Lupa, não descartou uma negociação, mas deixou claro que o primeiro objetivo é tentar manter o atleta no Canindé.
"Na realidade ninguém do Botafogo me procurou. Mas se eles quiserem mesmo o jogador terão que me apresentar uma proposta por escrito. A princípio nós não temos o interesse em nos desfazer de nenhum atleta, pois estamos trabalhando no sentido de conseguirmos o acesso para a elite do futebol nacional", disse Manuel da Lupa, em entrevista à Rádio Brasil, do Rio de Janeiro.
O dirigente deu a entender que não aceitaria uma troca por outro atleta. "O nosso elenco está fechado, mas caso uma proposta chegue vou levar o caso ao nosso departamento de futebol e ao René Simões. Mas quero deixar claro que não pretendo prejudicar o Botafogo, com quem temos uma excelente relação", afirmou Manuel da Lupa.
O dirigente ainda confirmou que o contrato de Héverton com a Lusa é de quatro anos e que o valor da multa rescisória, não divulgado, é considerado alto até mesmo para o padrão europeu.
A verba para a contratação de reforços foi liberada pelo departamento de finanças, que aumentou a receita do departamento de futebol, e também da saída de alguns jogadores que não fazem mais parte dos planos da comissão técnica. A diretoria não confirma para não desvalorizar os atletas, mas o zagueiro Emerson, por exemplo, deverá ser liberado ou usado como moeda de troca. Túlio Souza é outro que não vai seguir em General Severiano.