postado em 21/08/2009 19:01
No dia em que completa 111 anos, o Vasco ganhou o direito de continuar fazendo festa em sua casa na Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira, o time foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por confusão em São Januário, mas acabou absolvido, sem mandos de campo perdidos.
A confusão aconteceu durante a vitória por 3 x 0 sobre o Campinense, pela 16ª rodada da Segundona, quando um tumulto nas imediações de São Januário precisou ser contido pela polícia. As forças de segurança utilizaram gás lacrimogêneo, que se espalhou no ar e causou irritação em jogadores e na arbitragem. O jogo chegou a ser paralisado.
O episódio foi relatado na súmula e, assim, o time foi julgado com base no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por não fornecer condições de segurança, pelo qual poderia ser punido com multa de até R$ 10 mil e perda de dez mando de campos.
O advogado do Vasco, Osvaldo Sestário, no entanto, argumentou que o time tomou as providências necessárias e, como a confusão aconteceu do lado de fora de São Januário, não caberia punição. A justificativa foi aceita pelos auditores, que absolveram o clube de maneira unânime.
Assim, o aniversariante desta sexta-feira segue livre para mandar suas partidas em sua casa, no Rio de Janeiro. Neste sábado, no entanto, visando uma festa maior pelos 111 completados, a equipe atua pela 19ª rodada da Segundona no Maracanã, recebendo o Ipatinga, às 16h10 (de Brasília).