Em plena ascensão no Campeonato Brasileiro da Série B, o São Caetano alcançou mais um passo importante para conquistar o acesso à Primeira Divisão. Na noite desta sexta-feira, a equipe comandada por Antônio Carlos Zago derrotou o Figueirense por 2 a 0, em pleno Orlando Scarpelli, e chegou ao G-4 da competição.
O resultado positivo em Florianópolis credenciou o Azulão para brigar diretamente por uma vaga à elite brasileira. Com 30 pontos, o São Caetano termina esta sexta-feira no grupo desejado pelas equipes desta Série B. Entretanto, o time do ABC paulista poderá ser ultrapassado no sábado, caso o Ceará derrote o América-RN, no estádio Machadão.
[SAIBAMAIS]O confronto desta noite acabou tendo um efeito direto na tabela para o Figueirense. A derrota para o Azulão fez o time de Santa Catarina ser ultrapassado pelo algoz desta noite. Estacionado nos 29 pontos, a equipe de Roberto Fernandes dormirá na quinta colocação.
Embalado pela sequência de seis vitórias consecutivas, o São Caetano retorna a campo na próxima terça-feira, às 21h50, para fazer o duelo paulista contra o Bragantino, no estádio Anacleto Campanella. Em contrapartida, o Figueirense buscará a reabilitação às 19h30, diante do Ipatinga, na cidade mineira.
O jogo
O primeiro tempo acabou sendo muito truncado e ambas as equipes pouco criaram nos instantes iniciais. Enquanto o Figueirense mantinha a posse de bola e buscava investidas pelas laterais, o São Caetano se retraía e buscava o contra-ataque, especialmente com as jogadas de Vandinho pela ponta esquerda.
Desorganizado dentro de campo, o time da casa somente levava perigo através das jogadas individuais. Contudo, o Azulão possuía um belíssimo posicionamento de marcação, que minava as oportunidades dos atletas catarinenses. Atuando com muita maturidade, a equipe de Antônio Carlos acabou sofrendo em uma oportunidade durante a primeira etapa. Aos 35, Douglas invadiu a área e exigiu uma boa defesa de Luiz.
Logo no início da segunda etapa, o São Caetano abriu o placar e desanimou todo o time adversário. Depois de cruzamento da direita, o centroavante Washington antecipou o zagueiro e cabeceou com precisão contra o gol de Dalton, aos quatro minutos. Foi o sétimo gol do jogador nesta Série B.
O gol acabou abalando o Figueirense dentro de campo. Sem criatividade e parando em um excelente sistema defensivo, o time da casa buscou o empate na base da pressão. Contudo, os erros de passe e as más conclusões fizeram o São Caetano definir o confronto em uma jogada de contra-ataque.
Com 44 minutos, após grande jogada de Eduardo Ramos, ex-Corinthians, a bola sobrou para o meia Xuxa, que entrou em campo um instante antes, e, praticamente no primeiro toque na bola, colocou para as redes e definiu a sexta vitória seguida do Azulão de Antônio Carlos Zago.
Ficha técnica
FIGUEIRENSE 0 x 2 SÃO CAETANO
Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 21 de agosto de 2009, sexta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Andrey da Silva e Silva (PA)
Assistentes: José Javel Silveira e João Monteiro de Souza Jr. (ambos do RS)
Cartões Amarelos: Paulinho, Toninho, Roger Carvalho e William Massari (Figueirense); Anderson Marques, Everton Ribeiro, Eduardo Ramos e Vandinho (São Caetano)
Gols: SÃO CAETANO: Washington, aos quatro minutos do segundo tempo, e Xuxa, aos 44 minutos do segundo tempo
FIGUEIRENSE: Dalton; Toninho, Roger Carvalho (Paulo Sérgio), Edson e William Massari; Lucas, Carlinhos, Paulinho (Jairo) e Fernandes; Douglas (Marcelo) e Rafael Coelho
Técnico: Roberto Fernandes
SÃO CAETANO: Luiz; Artur, Anderson Marques, Marcelo Batatais e Bruno Recife; Adriano, Jairo, Eduardo Ramos e Éverton Ribeiro (Wendell); Vandinho (Diogo Orlando) e Washington (Xuxa)
Técnico: Antônio Carlos Zago