Superesportes

Desesperado, Fluminense recebe o tranquilo Barueri

postado em 23/08/2009 08:10
Na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, com apenas 15 pontos, e vindo de duas derrotas consecutivas, sendo a mais recente de 1 x 0 para o São Paulo. Esse é o desesperado time do Fluminense, que entra em campo neste domingo, às 16 horas (de Brasília), para medir forças com o Barueri no Maracanã pela 21; rodada da competição.

Para piorar ainda mais a situação do Tricolor, o adversário está tranquilo. Vem de triunfo de 2 x 1 sobre o Sport e, com 31 pontos, dá sinais de que pode até sonhar com uma vaga na Copa Libertadores. No primeiro turno, as duas equipes empataram sem gols.

Renato Gaúcho, técnico do Flu, tem procurado dar moral ao seu grupo de jogadores. Ele entende que alguns fatores estão contribuindo para a situação ruim da equipe na tabela de classificação, como a falta de sorte. Por isso, procura manter o otimismo em relação a um triunfo contra os paulistas.

"Estou muito triste pelo fato de estarmos nesta zona de rebaixamento, pois tem faltado sorte em alguns jogos. Contra o São Paulo, por exemplo, a nossa equipe merecia pelo menos o empate. Mas não adianta ficarmos lamentando. Temos que pensar que se repetirmos o empenho contra o Barueri teremos grandes chances de deixar o estádio com os três pontos", disse Renato.

O treinador tem também tirado das costas de seus jogadores o peso pela necessidade de se vencer mais da metade dos jogos no segundo turno do Campeonato Brasileiro. Pelos matemáticos de plantão um time precisa de 45 pontos para afastar o risco de rebaixamento. Renato, porém, não pretende ver seu grupo preocupado com as projeções.

"Não adianta ficarmos fazendo contas, pois precisamos mesmo é pontuar. O nosso risco de queda diminui se ganharmos do Barueri ou se conseguirmos uma sequência de resultados positivos. Mas vai aumentar se não passarmos pelo nosso rival neste domingo. Tudo isso precisa ser levado em consideração por quem está fora de campo. Nós temos que nos preocupar apenas com o que estamos conseguindo fazer no gramado", afirmou o treinador.

Para os jogadores do Fluminense, Renato Gaúcho tem razão em relação aos números. Eles procuram ficar distantes da matemática e também mostram certo cansaço na busca por explicações para o atual momento. Atitude é mais uma vez a palavra de ordem para que a realidade mude no Tricolor.

"Não adianta nada ficarmos falando que não merecemos estar nesta situação, que a equipe vai sair disso, que vamos ganhar o próximo jogo. Temos que mostrar em campo que queremos mudar isso e conquistar os resultados que farão o Fluminense não correr riscos de rebaixamento. Espero que a nossa realidade mude já neste domingo", torce o volante Fábio Santos.

Para este jogo, Renato decidiu enfim barrar o zagueiro Edcarlos, muito criticado pelos torcedores. O jovem Dalton herda a vaga. O volante Diguinho entra no lugar de Diogo, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo contra o São Paulo. Outro volante titular, Fábio Santos foi vetado pelo departamento médico por conta de lesão no joelho direito. Fabinho entra na sua vaga.

Abelha confiante: Pelo lado do Barueri, o técnico Diego Cerri, interinamente na função, não esconde que sonha com a conquista de uma vitória. Para isso, poderá tirar proveito da crise tricolor.

[SAIBAMAIS]"O Fluminense não pode pensar em outro resultado que não seja a conquista dos três pontos. Por isso mesmo vai partir com tudo para cima de nossa equipe. Não podemos nos descuidar e temos que ter uma saída de bola rápida para o ataque, a fim de surpreendermos esse rival. Será um jogo muito complicado, mas podemos ganhar", acredita Cerri.

O zagueiro Leandro Castán, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Sport, e o volante Everton, expulso no mesmo jogo, ficam de fora. Com isso, Daniel Marques entra na zaga e Marcio Hahn ganha chance no meio-de-campo. O goleiro Renê volta de suspensão e fica com a vaga de Márcio.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE x BARUERI

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 23 de agosto de 2009, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Paulo Henrique Bezerra (SC)
Assistentes: Alcides Pazetto e Claudemir Maffessoni (ambos de SC)

FLUMINENSE: Rafael; Luís Alberto, Cássio e Dalton; Ruy, Fabinho, Diguinho, Darío Conca e João Paulo; Roni e Kieza
Técnico: Renato Gaúcho

BARUERI: René; André Luiz, Xandão e Daniel Marques; João Vitor, Ralf, Marcio Hahn, Thiago Humberto e Márcio Careca; Val Baiano e Flavinho
Técnico: Diego Cerri

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação