Superesportes

Grêmio e Atlético-MG se enfrentam em Porto Alegre

postado em 23/08/2009 08:20
Grêmio e Atlético-MG se enfrentam em Porto Alegre na tarde deste domingo em busca de pontos importantes para a sequência do Campeonato Brasileiro. Os dois pensam em vaga na Libertadores e até sonham com o título, mas têm que reagir rapidamente.

A cada vez que o time do Grêmio entra no gramado do Olímpico, a obrigação de vencer se torna maior. Sem conseguir bater os adversários como visitante, a casa tricolor precisa fazer a diferença. Os comandados de Paulo Autuori somam 28 pontos, 26 deles conquistados em seu reduto.

Enquanto não acham uma resposta para explicar as derrotas fora do Rio Grande do Sul, os jogadores se mostram confiantes para atuar diante do seu torcedor e subir na tabela. "O jogo nunca está ganho antes de ser jogado. O Grêmio é forte aqui dentro. Os números dizem isso. A gente tem que ter atenção e respeitar o Atlético, que vem bem no Brasileiro, e fazer o nosso melhor, como a gente vem fazendo", declarou o volante Adilson, que deverá ter um novo companheiro na marcação no meio-campo.

Se das arquibancadas vem o grito que ajuda nas vitórias no Olímpico, o Galo deverá ser especialmente vaiado. O motivo é Celso Roth, apesar dos bons índices conseguidos pelo treinador na sua última passagem pelo Grêmio, o torcedor nutre um verdadeiro ódio pelo treinador atleticano e não deverá deixá-lo em paz durante os 90 minutos.

Contrário a termos como ;pegada; e a implantar retrancas, Autuori implanta no Grêmio um estilo acadêmico de jogador de futebol, valorizando a troca de passes e a posse de bola. Sem poder contar com os zagueiros Rafael Marques, suspenso, e Léo, lesionado, o treinador deverá abrir ainda mais sua equipe.

Souza, que retorna de suspensão, atuará como lateral direito. Mário Fernandes será deslocado para a zaga, assim como Réver. Os responsáveis pela marcação serão Adilson e Tcheco. Outra opção seria a entrada de Joílson na lateral e saída de Douglas Costa da equipe. Apesar de estar disposto a colocar em campo uma escalação mais aberta, Autuori quer o mesmo de sempre.

"O Atlético nos preocupa como um todo. O Celso conhece bem o Grêmio. Vai ser um jogo complicado. Temos que ser equilibrados", declarou o treinador.

No Galo, Celso Roth tem tido problemas mais graves que sua recepção na casa tricolor. Nas últimas rodadas, aconteceram desfalques importantes. Os mais sentidos foram as contusões dos volantes Márcio Araújo e Serginho, que conseguiam marcar e armar. Sem esta opção tática, o treinador está tendo dificuldades e pode até armar o time com três zagueiros.

Contudo, o quadro é melhor que na última rodada. Artilheiro do time no campeonato com nove gols e maior estrela do elenco, o atacante Diego Tardelli está de volta à equipe depois de cumprir suspensão. Retornam também o zagueiro Alex Bruno e o volante Renan, que são opções interessantes para montar a marcação.

[SAIBAMAIS]O resultado desta dificuldade para escalar o time tem aparecido em campo. Nas últimas seis partidas, o Galo venceu só uma. Na última rodada, vencia o Avaí por 2 a 0, mas deixou o adversário empatar mesmo jogando no Mineirão.

Para piorar, o jogo foi na quinta-feira à noite. Levando-se em conta que uma viagem de Belo Horizonte a Porto Alegre demanda planejamento, 65 horas é pouco tempo para treinar e absorver o tropeço até este jogo de domingo. "Vai ser um confronto muito complicado contra o Grêmio lá. Não vamos ter muito tempo para nos preparar para esta partida", lamentou o volante Renan.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X ATLÉTICO-MG

Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 23 de agosto de 2009, domingo
Horário: 16 horas (Brasília)
Árbitro: Wilson Souza de Mendonça (PE)
Assistentes: Ângelo Rudimar Bechi e Kléber Lúcio Gil (ambos de SC)

GRÊMIO: Victor; Túlio (Joílson), Mário Fernandes, Réver e Bruno Collaço; Adilson, Tcheco, Souza e Douglas Costa; Jonas e Perea
Técnico: Paulo Autuori

ATLÉTICO-MG: Bruno; Welton Felipe, Werley e Alex Bruno; Carlos Alberto, Jonílson, Renan, Renan Oliveira e Thiago Feltri; Éder Luís e Diego Tardelli
Técnico: Celso Roth

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação