Superesportes

Goiás mantém seu estilo, vence Santos e encosta no Palmeiras

postado em 23/08/2009 20:35
O Goiás não perdeu a oportunidade de assumir a vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Com uma vitória por 2 x 1 sobre o Santos, a equipe fez a festa no Serra Dourada impondo seu jogo de velocidade e pressão no ataque. Estilo suficiente para terminar a rodada a dois pontos do Palmeiras.
[SAIBAMAIS]
O triunfo goiano começou a ser traçado aos 19 minutos, quando Vítor chutou forte no ângulo para abrir o placar. Kleber Pereira empatou dez minutos depois em arremate cruzado, mas Felipe assegurou os três pontos para os alviverdes aos cinco minutos da etapa final.

Se foi bom para os donos da casa, o resultado piorou a briga do Peixe por uma vaga na Libertadores. A equipe de Vanderlei Luxemburgo termina o domingo em 11; lugar, com 28 pontos, seis abaixo do quarto colocado Avaí. O Goiás, por sua vez, está na segunda posição com 38 pontos.

O jogo

Para poder terminar a 21; rodada do Campeonato Brasileiro na vice-liderança, o Goiás foi fiel ao estilo que o permitiu sonhar até com o título: velocidade na descida de seus alas e muita movimentação na frente. Desta vez, Hélio dos Anjos ainda pôde contar com o time do jeito que gosta, com dois atacantes - Felipe fez parceria a Iarley.

O Santos, por sua vez, entrou em campo disposto a segurar as tentativas do adversário como prioridade. Para isso, Rodrigo Souto, Rodrigo Mancha e Germano formavam um trio de volantes dispostos a proteger a defesa formada por Fabão e Eli Sabiá, além de dois laterais que pouco se arriscavam.

Nos primeiros minutos, a estratégia montada por Wanderley Luxemburgo dava mais certo. Os donos da casa só tiveram uma chance real quando os visitantes se empolgaram e deram espaço para o contra-ataque, aos 11 minutos. Felipe girou na frente de Fabão e rolou para Iarley obrigar o goleiro Felipe a fazer ótima defesa.

Os alviverdes, porém, não desistiam de seus planos. De tanto tentarem, conseguiram o gol aos 19 minutos, quando Iarley prendeu a bola na entrada da área, puxou para a direita e rolou para trás. O lateral direito Vítor apareceu para soltar a bomba no ângulo direito do arqueiro do Peixe para abrir o placar e fazer seu primeiro gol no torneio.

Pouco depois, Felipe ainda se aproveitou do errante lado direito da defesa paulista para bater rente à trave. Mas, apesar do susto e do gol, os alvinegros mantinham seu planejamento e não esboçaram desespero, mesmo atuando fora de casa. Assim, alcançaram o empate.

O criticado Kléber Pereira se movimentava mais do que de costume, buscando espaço. Quando conseguiu, foi fatal aos 29 minutos. Ganso fez ótimo lançamento que encontrou o atacante livre na área, pela esquerda. Com um chute cruzado, o centroavante bateu tão bem que Harlei não impediu a igualdade no placar mesmo tocando na bola.

O gol animou a equipe litorânea, que ainda teve duas ótimas chances com Kleber Pereira na etapa inicial. Na primeira, o jogador bateu rente ao ângulo. Na segunda, após tabela com Madson, foi interrompido por Harlei, que saiu bem do gol por baixo para evitar a virada. A esperança dos paulistas era de que seu goleador continuasse bem, e o time mantivesse o jogo inteligente de segurar os anfitriões.

Na volta do intervalo, Fernandão e Emerson, astros de Goiás e Santos, respectivamente, seguiam no banco de reservas. Mas o clube do Centro-Oeste alterou na sua atitude, sendo ainda mais decisivo para provocar os erros dos comandados de Luxemburgo. Com isso, dominou amplamente os últimos 45 minutos.

O goleiro Felipe cansou de fazer excelentes defesas em arremates do xará do Goiás, que se aproveitava de um Iarley inspirado nos deslocamentos pelos lados. Aos cinco minutos, o arqueiro do Peixei não pôde segurar um belo chute do artilheiro alviverde, que aproveitou rebote de escanteio para dominar no peito e bater seco nas redes.

Mesmo com a vantagem, a equipe de Helio dos Anjos seguia dominando, impondo seu jogo na frente. Felipe salvava o clube de São Paulo, que até ganhou um alento com a expulsão do zagueiro João Paulo. Os donos da casa, porém, já tinham se fechado. E vencido em estreias apagadas de Fernandão e Emerson.

FICHA TÉCNICA - GOIÁS 2 x 1 SANTOS

Local: Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 23 de agosto de 2009, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Gilson Bento Coutinho (PR) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (Fifa-RO)
Cartões amarelos: Rafael Tolói e Iarley (Goiás); Pará, Rodrigo Souto e Germano (Santos)
Cartão vermelho: João Paulo (Goiás)

Gols: GOIÁS: Vítor, aos 19 minutos do primeiro tempo; Felipe, aos cinco minutos do segundo tempo
SANTOS: Kléber Pereira, aos 29 minutos do primeiro tempo


GOIÁS:
Harlei; Rafael Tolói, João Paulo e Ernando; Vitor, Ramalho (Everton), Amaral, Léo Lima (Fernandão) e Julio César; Iarley (Felipe Menezes) e Felipe
Técnico: Hélio dos Anjos


SANTOS:
Felipe; George Lucas, Fabão, Eli Sabiá e Pará (Triguinho); Rodrigo Mancha (Emerson), Rodrigo Souto, Germano (Neymar) e Ganso; Madson e Kléber Pereira
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação