postado em 24/08/2009 12:30
Promovido aos profissionais por Vanderlei Luxemburgo, Souza não conseguiu convencer seu ex-técnico de que poderia ser titular absoluto do Palmeiras. Mas não demorou a ganhar vaga fixa com Muricy Ramalho. Após ser responsável por quase metade dos desarmes do time contra o Internacional, passou a ser comparado com um dos volantes eleitos o melhor da posição no Brasileiro de 2007: o são-paulino Richarlyson.
"O Souza é parecido com o Richarlyson. A diferença é que um é canhoto e tem mais experiência, mas o Souza tem a impulsão de um atleta como o Richarlyson, que é forte em todos os sentidos físicos", apontou o técnico do Verdão, que comandou o camisa 20 tricolor por três anos e meio.
Em termos de marcação, Souza não tem deixado a desejar. Diante do Inter, o volante supriu a ausência do suspenso Pierre com muita movimentação para proteger a defesa, jogando até por Edmilson, que cansou no fim do jogo. O camisa 21 só falhou no gol de Giuliano, quando foi driblado. O chefe, porém, lembra que ser "pegador" não basta.
"O Souza tem muito a evoluir. Já conversei com ele algumas vezes: precisa melhorar quando passa do meio-campo, principalmente ter um passe melhor como tem o Edmilson e o Sandro e o Guiñazu, do Inter. E ele tem consciência disso. Os volantes hoje são os armadores dos times. Só marcar não serve", recomendou.
Disposto a ouvir todas as dicas para não sair mais da equipe, o jogador de apenas 21 anos, cinco a menos que Richarlyson, mantém a humildade com seu sucesso. Mesmo com o nome intensamente gritado nas arquibancadas do Palestra Itália. "Agradeço a Deus pelo momento que estou vivendo", comentou, mais preocupado com a situação do clube.
"Não vínhamos de resultados ruins, mas eram empates. Contra o Inter, mostramos a força do Palmeiras. Contra o São Paulo vai ser outro clássico que vamos disputar como uma final para somar três pontos e continuar na liderança. Vamos brigar pelo título", garantiu o meio-campista, claramente aliviado pelo fim do jejum de vitórias e a manutenção do primeiro lugar no Campeonato Brasileiro.