postado em 24/08/2009 15:38
O Botafogo arrancou um importante empate com o Corinthians, por 3 x 3, na tarde de domingo. O ponto conquistado na capital paulista mostra que o desempenho da equipe como visitante não é ruim. Pelo menos para um time que está na zona de rebaixamento, com apenas 21 pontos conquistados. Fora de casa, além desse empate, o time obteve outros bons resultados, como a vitória de 2 x 1 sobre o Avaí, além do 1 x 1 com Palmeiras e Atlético-MG. A ordem agora é melhorar o histórico em casa.
Será justamente no Engenhão os dois próximos compromissos do Botafogo no Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira o time recebe o Cruzeiro, às 21h(de Brasília), em partida reprogramada do primeiro turno. No domingo, já pela 22ª rodada, o rival será o Grêmio, que ainda não conseguiu ganhar como visitante.
"Estamos fazendo bons jogos fora de casa e a coisa não vem se repetindo, em termos de resultados, quando jogamos no Engenhão. Por isso mesmo temos que começar a fazer prevalecer essa questão de mando de campo, pois se equilibrarmos isso com toda a certeza vamos conseguir melhorar consideravelmente a nossa posição na tabela de classificação", disse o meia Lucio Flavio, autor do terceiro gol do Alvinegro contra os corintianos.
O próprio técnico Estevam Soares alertou sobre a necessidade de se vencer jogando no Engenhão. "Fiz três jogos no comando do Botafogo. Sendo dois bons resultados fora de casa, empates contra Corinthians e Palmeiras e em partidas que poderíamos ter vencido, principalmente esta contra o Corinthians, quando tivemos chances de ir para o intervalo com uma boa vantagem. Mas o que não estava nos planos era justamente o fato de termos perdido para o Santo André no Engenhão. Portanto, temos que pensar em ganhar em casa", disse Estevam.
O atacante André Lima reforça o coro. "A torcida pode ter a certeza de que vamos nos empenhar ao máximo para conseguirmos vencer os nossos compromissos no Engenhão. O time vem conseguindo render fora de casa e com certeza vamos passar a fazer bons jogos em nossa casa. Se mostrarmos contra o Cruzeiro o mesmo futebol exibido na partida contra o Corinthians teremos boas chances de vencer", disse André Lima.
Como estava programado apenas um trabalho regenerativo para esta segunda-feira, a definição da equipe deverá acontecer apenas nas atividades desta terça e da quarta-feira. O meia Léo Silva, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo contra o Corinthians, fica de fora. Em compensação, Estevam terá o retorno do zagueiro Eduardo e do volante Batista, que voltam a ficar à disposição após cumprirem suspensão diante dos corintianos.
"Teremos dois treinos importantes para a definição da equipe e espero eles para avaliar as melhores opções. O importante é que estamos ganhando corpo e quem vem entrando está conseguindo dar conta do recado", afirmou Estevam.